Pontos-chave
Pergunta Os estudos retratados afetam os resultados das revisões sistemáticas com metanálises?
Achados: Esta revisão sistemática e meta-análise identificou 50 revisões sistemáticas com 173 meta-análises, cada uma incluindo pelo menos 1 estudo retratado, publicado em 25 periódicos de alto impacto, e calculou a taxa de evolução das estimativas de efeito para 163 meta-análises (64 avaliando os desfechos primários da revisão sistemática). Para os desfechos primários, as estimativas de efeito mudaram em pelo menos 10% em 42% das metanálises, 30% em 25% e 50% em 19%; no geral (n = 163), as estimativas de efeito mudaram em pelo menos 10% em 35%, 30% em 19% e 50% em 14%.
Significado Estudos retratados podem afetar os resultados das metanálises.
Resumo
Importância As retratações estão aumentando na literatura científica, aumentando o risco de reutilização de resultados não confiáveis.
Objetivos Identificar relatórios de revisões sistemáticas que incluíram estudos retratados em suas metanálises e avaliar o impacto desses estudos retratados nos resultados.
Desenho, Configuração e Participantes Nesta revisão sistemática e meta-análise, a ferramenta Feet of Clay Detector foi pesquisada para identificar todas as revisões sistemáticas que relataram pelo menos uma meta-análise incluindo pelo menos um estudo retratado e foram publicadas nas 25 periódicos de maior impacto na medicina, geral e interna, de janeiro de 2013 a abril de 2024. Todas as estimativas de efeito em que o estudo retratado contribuiu para a análise foram identificadas. Para cada meta-análise, foi calculado o efeito resumido, incluindo todos os estudos e excluindo os estudos retratados. A pesquisa foi realizada em 8 de abril de 2024.
Resultados No total, foram identificadas 61 revisões sistemáticas que incluíram estudos retratados em suas metanálises. Destas, 11 (18%) foram republicadas, retratadas ou retiradas. Os dados foram extraídos de 50 revisões sistemáticas que incluíram um total de 62 estudos retratados. A retratação ocorreu após a publicação em 37 revisões sistemáticas (74%). No total, foram identificadas 173 metanálises que incluíram o estudo retratado; 70 delas (40%) eram desfechos. Cento e sessenta e seis metanálises foram recalculadas. No total, 160 (96%) das 166 estimativas de efeito recalculadas estavam dentro dos intervalos de confiança do efeito original. Após a exclusão do estudo retratado, a significância estatística dos resultados mudou em 18 metanálises (11%). A taxa de evolução entre as estimativas de efeito com e sem estudos retratados para 163 metanálises no total foi calculada, incluindo 64 que abordavam os desfechos primários das revisões sistemáticas. Para os desfechos primários (n = 64), as estimativas de efeito recalculadas mudaram em pelo menos 10% em 27 metanálises (42%), 30% em 16 (25%) e 50% em 12 (19%). No total (n = 163), as estimativas de efeito mudaram em pelo menos 10% em 57 metanálises (35%), 30% em 31 (19%) e 50% em 23 (14%).
Conclusões e relevância Este estudo constatou que estudos retratados foram incluídos em revisões sistemáticas e metanálises, com as retratações ocorrendo principalmente após a publicação da revisão sistemática. A inclusão de estudos retratados pode afetar os resultados e a interpretação das revisões. Medidas de controle de qualidade devem ser implementadas para evitar a disseminação de dados não confiáveis na literatura científica.