Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conduta da Indústria

Lobistas da Indústria Trabalham para Influenciar a Posição dos EUA em Negociações Críticas de Saúde Global

(Industry Lobbyists Work to Influence U.S. Position in Critical Global Health Negotiations)
Public Citizen, 28 de outubro de 2024
https://www.citizen.org/article/industry-lobbyists-work-to-influence-u-s-position-in-critical-global-health-negotiations/
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletím Fármacos: Ética 2025; 3(2)

Em outubro de 2020, a Índia e a África do Sul, reconhecendo a urgência sem precedentes da pandemia de Covid-19, propuseram uma isenção temporária de certas disposições do Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC), a fim de garantir que a propriedade intelectual (PI) não fosse um obstáculo ao acesso oportuno e acessível a recursos médicos para a Covid-19. As negociações que seguiram essa proposta resultaram em mais de três anos de discussões na OMC, em claro contraste com a necessidade de ação urgente exigida pela pandemia.

Após um período inicial em que os EUA e outros países ricos bloquearam negociações produtivas sobre a isenção, em maio de 2021, a Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, anunciou o apoio do governo Biden à renúncia de disposições de propriedade intelectual para vacinas contra a Covid-19 — uma mudança bem-vinda em relação à oposição demonstrada pelo governo Trump.

Em junho de 2022, foi adotada uma isenção limitada para vacinas contra a Covid-19. Essa decisão relaxou um conjunto restrito de exigências para “licenciamento compulsório” de patentes de vacinas, permitindo que os países autorizassem a concorrência para apoiar um fornecimento acessível e diversificado de vacinas. Os membros da OMC também se comprometeram a continuar as negociações sobre a extensão dessa decisão para incluir terapias e diagnósticos da Covid-19. Finalmente, em fevereiro de 2024, a OMC declarou oficialmente que não houve consenso sobre a extensão da isenção.

Paralelamente às discussões sobre a isenção na OMC, os Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciaram a negociação de um Acordo sobre Pandemias, cujo principal objetivo é abordar as desigualdades observadas durante a resposta global à Covis-19. O acordo poderia ajudar a fomentar a cooperação e a coordenação internacionais para lidar com pandemias, evitando impasses como os que ocorreram na OMC durante emergências sanitárias.

A proposta de isenção de propriedade intelectual para a Covid-19 gerou um extenso esforço de lobby por parte de empresas farmacêuticas e associações comerciais, incluindo campanhas públicas que alegavam que a isenção “eliminaria” as proteções de propriedade intelectual. Os EUA, junto com outros países de alta renda, adotaram posições semelhantes nas negociações do Acordo sobre Pandemias da OMS.

A Public Citizen analisou a atividade de lobby nos EUA sobre a isenção do TRIPS entre 2021 e a primeira metade de 2024. Os dados revelaram um desequilíbrio entre aqueles que faziam lobby contra a isenção e aqueles que a apoiavam. Além disso, as divulgações de lobby mostram um esforço de oposição que se estendeu até 2024. Também examinamos a atividade de lobby dos EUA sobre as negociações em andamento na OMS para um Acordo sobre Pandemias.

Descobertas-chave:

  • Mais de 500 lobistas foram contratados para fazer lobby sobre a isenção entre 2021 e o presente. Desses, quase 90% foram contratados por entidades contrárias à isenção.
  • Em 2022, ano em que mais lobistas foram contratados, entidades contrárias à isenção superaram os apoiadores na proporção de 32 para 1.
  • Duas dezenas de entidades divulgaram atividades de lobby sobre a isenção no primeiro semestre de 2024, quando as discussões sobre a isenção da Covid foram concluídas. A maioria dessas entidades eram empresas farmacêuticas ou biotecnológicas e associações comerciais que as representam.
  • Menos entidades fizeram lobby sobre o Acordo sobre Pandemias. Entre elas estavam a Câmara de Comércio e a Biotechnology Innovation Organization, que contrataram dezenas de lobistas para influenciar as negociações do Acordo sobre Pandemias.

Forte Oposição à Isenção do TRIPS
Empresas, grupos comerciais e organizações sem fins lucrativos contrataram mais de 500 lobistas para atuar na isenção do TRIPS entre 2021 e o segundo trimestre de 2024. Cerca de 90% desses lobistas foram contratados por entidades contrárias à isenção.

Em 2022, ano em que o maior número de lobistas foi contratado, as entidades contrárias à isenção do TRIPS superaram os apoiadores na proporção de 32 para 1. [Figura 1]

Figura 1. Lobistas pelo Acordo TRIPS Waiver (por ano e posição)

Figura 1 inclui apenas lobistas para os quais a Public Citizen conseguiu determinar um posicionamento claro, seja de apoio ou oposição à isenção do TRIPS. Conseguimos identificar uma posição clara para 95% de todos os lobistas.

O total de lobistas apresentado na Figura 1 considera cada relacionamento único entre cliente e lobista, e não cada pessoa individualmente. Muitas vezes, um mesmo lobista é contratado por vários clientes, resultando na contagem duplicada de uma mesma pessoa (por exemplo, se Pfizer e PhRMA contratarem o mesmo lobista, ele será contabilizado duas vezes no total).

Entre 2021 e o segundo trimestre de 2024, 12 entidades diferentes contrataram 10 ou mais lobistas para atuar na isenção do TRIPS. Todas as 12 eram contrárias à isenção. A Câmara de Comércio foi a que mais contratou lobistas (72), seguida por PhRMA (64), Pfizer (54), BIO (36) e Novartis (30). Das 20 principais entidades que mais contrataram lobistas para atuar na isenção do TRIPS, 18 eram empresas farmacêuticas, biotecnológicas ou grupos comerciais que as representam. [Tabela 1]

Oposição Contínua à Isenção do TRIPS
Empresas farmacêuticas, de biotecnologia e os grupos comerciais que as representam continuaram a fazer lobby contra a isenção do TRIPS ao longo de 2024. Isso apesar da adoção, em 2022, de uma versão bastante restrita da isenção para vacinas contra a COVID-19, seguida por longas discussões sobre a possibilidade de estendê-la para diagnósticos e tratamentos. Em dezembro de 2023, chegou-se à compreensão de que uma extensão era improvável. Assim, não foi surpresa quando, em fevereiro de 2024, a OMC declarou oficialmente que não havia consenso para ampliar a isenção.

Relatórios de lobby do segundo trimestre de 2024 mostram que 24 entidades continuam a divulgar atividades de lobby relacionadas à isenção do TRIPS. Dentre elas, a maioria são empresas farmacêuticas ou de biotecnologia, além das associações comerciais que as representam. [Tabela 2]

Tabela 1. As 20 maiores entidades lobistas (por número de lobistas)
1 *Chamber of Commerce[2] 11 *The Business Roundtable, Inc.[3]
2 *Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA)[4] 12 *Merck[5]
3 *Pfizer[6] 13 *Advanced Medical Technology Association (AdvaMed)[7]
4 *Biotechnology Innovation Organization (BIO)[8] 14 *AstraZeneca[9]
5 *Novartis[10] 15 *Eli Lilly[11]
6 *Amgen[12] 16 *Sanofi[13]
7 *Bristol-Myers Squibb[14] 17 *Bayer[15]
8 *GSK[16] 18 Motion Picture Association[17]
9 *Gilead Sciences[18] 19 *Johnson & Johnson[19]
10 *Genentech[20] 20 National Taxpayers Union[21]
  • Indica empresas farmacêuticas/biotecnológicas e grupos comerciais com membros da indústria farmacêutica/biotecnológica.
Table 2. Entities Disclosing Waiver Lobbying in 2024Q2 (Alphabetical)
*Advanced Medical Technology Association (AdvaMed)[22] *Gilead Sciences[23]
American Intellectual Property Law Association (AIPLA)[24] *GSK[25]
*Amgen[26] *Johnson & Johnson[27]
AUTM[28] *Life Sciences Pennsylvania[29]
*Biocom[30] *Eli Lilly[31]
*BIOGEN[32] *Merck[33]
*Biotechnology Innovation Organization (BIO)[34] *Novartis[35]
*California Life Sciences[36] *Pfizer[37]
*Chamber of Commerce[38] *Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA)[39]
Conservatives for Property Rights[40] *Regeneron Pharmaceuticals[41]
Council For Innovation Promotion (C4IP)[42] *Sage Therapeutics[43]
*Genentech[44] *Sanofi[45]
  • Indica empresas farmacêuticas/biotecnológicas e grupos comerciais com membros da indústria farmacêutica/biotecnológica.


Lobbying no Acordo sobre Pandemias da OMS Grupos comerciais alinhados à indústria farmacêutica também fizeram lobby sobre o Acordo sobre Pandemias da OMS, um instrumento internacional que visa evitar as desigualdades extremas observadas durante a pandemia de COVID-19.

O grupo comercial mais poderoso dos EUA, a Câmara de Comércio, que inclui algumas das maiores empresas farmacêuticas do mundo entre seus membros, como a Pfizer, a Eli Lilly e a Johnson & Johnson, começou a fazer lobby sobre o Acordo sobre Pandemias em 2021. De acordo com o OpenSecrets, a Câmara gastou quase 70 milhões de dólares em lobby sobre diversos temas em 2023, tornando-se o maior financiador de lobby do país. Em 2024, o grupo enviou 49 lobistas ao Capitólio para influenciar as negociações do Acordo sobre Pandemias. A BIO, outro poderoso grupo comercial com diversos membros da indústria farmacêutica, empregou 16 lobistas para influenciar as negociações do acordo, conforme o registro de lobby do segundo trimestre de 2024.

Embora os registros de lobby não especifiquem posições sobre o Acordo sobre Pandemias, tanto a Câmara de Comércio quanto a BIO comentaram publicamente sobre o acordo, alegando que as discussões sobre a isenção do TRIPS e as disposições de PI do Acordo sobre Pandemias ameaçam o sistema global de propriedade intelectual. Além disso, elogiaram as posições favoráveis à indústria adotadas pelos EUA e se opuseram a disposições de interesse público que pedem maior transparência e acesso equitativo a recursos médicos financiados por governos.

Diante das desigualdades da Covid-19, as negociações sobre a isenção do TRIPS falharam em proporcionar uma resposta emergencial eficaz. É fundamental que o Acordo sobre Pandemias não siga o mesmo caminho. Para isso, os países ricos devem garantir que as negociações não sejam inibidas pela influência da indústria.

[1] O total de lobistas contabiliza o mesmo lobista várias vezes caso tenha trabalhado para diferentes entidades. Essencialmente, o total reflete cada relação única entre lobista e cliente.
[2] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/4ebff9cb-1435-4329-ac7e-bd29f6ab05a3/print/ (Disclosing lobbying); https://www.pfizer.com/about/programs-policies/political-partnerships and https://www.lilly.com/policies-reports/public-policy-political-participation (Showing pharmaceutical company members Pfizer and Eli Lilly).
[3] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/34e8508a-149e-45dd-9760-f6560907cb1f/print/ (Disclosing lobbying); https://www.businessroundtable.org/about-us/members (Showing pharma-affiliated members).
[4] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/b587fd57-3119-43e4-9c50-1de2ce37e072/print/ (Disclosing lobbying); https://phrma.org/en/About (Showing pharmaceutical company members).
[5] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/1d7187b8-8b2a-4aa5-940c-17f845a80185/print/ (Disclosing lobbying).
[6] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/3eed53ac-120d-42a3-854c-6c0c549213b1/print/ (Disclosing lobbying).
[7] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/595ee5e0-aa2d-463d-ad54-c10b568e4855/print/ (Disclosing lobbying); https://www.advamed.org/membership-join/membership-directory/ (Showing pharmaceutical/biotech members).
[8] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/648ce811-86d9-4a96-9234-f4295d0b7cdc/print/ (Disclosing lobbying); https://www.bio.org/member/bio-member-directory (Showing pharmaceutical/biotech members).
[9] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/5f91ebda-613c-4f00-b8db-8c880262e65d/print/ (Disclosing lobbying).
[10] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/787ce39f-94f6-476a-8f8c-1f984cced1fe/print/ (Disclosing lobbying).
[11] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/79eacf65-134e-4cc2-9ed3-4267071be73d/print/ (Disclosing lobbying).
[12] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/9645b3c1-9372-44ec-b973-84a13e5cebea/print/ (Disclosing lobbying).
[13] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/c39981bf-40b1-4b52-b921-70bb213e2052/print/ (Disclosing lobbying).
[14] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/d43d83dc-54b1-4cce-91c1-1041d12196c0/print/ (Disclosing lobbying).
[15] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/07f51df1-1fba-43c9-9b3e-a5d9f2d9c8ec/print/ (Disclosing lobbying).
[16] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/ae02e501-b337-45d0-b87e-1c6bb9f99be0/print/ (Disclosing lobbying).
[17] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/ae41dbc9-8f30-47cd-86b9-e6e1c5282881/print/ (Disclosing lobbying).
[18] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/94c3aa7e-ae6e-4ce1-860c-c6290c6823e4/print/ (Disclosing lobbying).
[19] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/21019502-1300-4eee-bc3a-0cff8c4ab682/print/ (Disclosing lobbying).
[20] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/c80d7b4d-ee5a-46bc-955d-bc9879c425c1/print/ (Disclosing lobbying).
[21] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/ff21404e-c298-4364-8d88-4b0679c245cf/print/ (Disclosing lobbying).
[22] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/76e3ade4-5e70-4b69-8b07-bf9e59f5fbda/print/ (Disclosing lobbying).
[23] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/24397104-c614-4b4a-8e1c-5e5b4fd3f2e0/print/ (Disclosing lobbying).
[24] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/6af431af-16f3-46f4-8194-e7cef5709124/print/ (Disclosing lobbying).
[25] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/ce8426aa-42f5-4f07-80f8-678923e1daa3/print/ (Disclosing lobbying).
[26] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/6cb41732-f98c-4ac9-948f-699318899057/print/ (Disclosing lobbying).
[27] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/892c5512-a57d-482f-aedb-86ee9c7d45f6/print/ (Disclosing lobbying).
[28] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/b0fbad15-0c16-4be3-a9df-be07702f9fb8/print/ (Disclosing lobbying).
[29] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/cef58e3f-d766-4aac-b688-afd31a41ac9b/print/ (Disclosing lobbying).; https://members.lifesciencespa.org/directory/Search/pharmaceutical-315656 (Showing pharma/biotech members).
[30] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/e69d83a0-7179-4fd6-a22f-034c30d6ec4f/print/ (Disclosing lobbying); https://www.biocom.org/members/ (Showing pharma/biotech members).
[31] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/e07695aa-bedc-4308-b75b-1927e65f5f8e/print/ (Disclosing lobbying).
[32] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/401d508d-051d-46fe-a9ef-f3f5d2f18523/print/ (Disclosing lobbying).
[33] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/6df05a18-1eb6-4de6-ac4e-322509189580/print/ (Disclosing lobbying).
[34] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/991dd04b-1c9c-48bf-a6de-1cff187913c7/print/ (Disclosing lobbying).
[35] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/3d07898e-326d-41b2-9d7b-96d12e7f9c44/print/ (Disclosing lobbying).
[36] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/a1b7ba32-7c22-427d-9620-71add7d9992a/print/ (Disclosing lobbying); https://www.abbott.com/investors/governance/corporate-political-participation.html; https://www.amgen.com/about/how-we-operate/policies-practices-and-disclosures/transparency-disclosures/political-contributions
[37] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/2b812d9b-8024-4ec5-9361-6f41a2f2b17a/print/ (Disclosing lobbying).
[38] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/93fcbf8c-5a8f-4a15-a03b-d28a440a68ae/print/ (Disclosing lobbying).
[39] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/22e6f546-e5dd-4daa-8f3b-a9361e40df52/print/ (Disclosing lobbying).
[40] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/47c1c811-c6c7-4403-943b-4d30e105bac3/print/ (Disclosing lobbying).
[41] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/1cc17aaa-46af-460c-bdb8-afa98cfc210c/print/ (Disclosing lobbying).
[42] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/cc549722-01a6-4373-a5ef-9af01a49e239/print/ (Disclosing lobbying).
[43] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/18373fc8-df36-458a-b8ba-535bfbb1ca01/print/ (Disclosing lobbying).
[44] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/3077b351-44c9-469c-a551-12e58485cf6b/print/ (Disclosing lobbying).
[45] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/e5c867fd-c497-48e6-8959-fae322c04778/print/ (Disclosing lobbying).
[46] https://www.pfizer.com/about/programs-policies/political-partnerships
[47] https://www.lilly.com/policies-reports/public-policy-political-participation
[48] https://www.jnj.com/about-jnj/policies-and-positions/our-position-on-stakeholder-engagement
[49] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/87063175-dcae-41b3-863e-1609d8bea01d/print/
[50] https://www.opensecrets.org/federal-lobbying/top-spenders?cycle=2023
[51] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/4ebff9cb-1435-4329-ac7e-bd29f6ab05a3/print/
[52] https://www.bio.org/member/bio-member-directory
[53] https://lda.senate.gov/filings/public/filing/991dd04b-1c9c-48bf-a6de-1cff187913c7/print/

creado el 21 de Mayo de 2025