Resumo
Antecedentes
A pesquisa é essencial para melhorar o tratamento, a sobrevivência e a qualidade de vida das crianças com câncer. No entanto, o recrutamento de crianças para participar de pesquisas clínicas apresenta desafios éticos. O objetivo deste estudo foi explorar e descrever os valores e desafios éticos relacionados ao recrutamento de crianças com câncer para projetos de pesquisa, a partir das perspectivas e experiências de profissionais de saúde e no contexto sueco. Outro objetivo foi explorar as percepções sobre o nível de competência em ética de pesquisa para recrutar crianças para pesquisas.
Métodos.Um estudo qualitativo e exploratório usando entrevistas semiestruturadas com informantes-chave. Foram entrevistados sete médicos e dez enfermeiros. As entrevistas foram analisadas por meio de análise indutiva de conteúdo qualitativo.
Resultados. Os desafios e valores éticos identificados pelos entrevistados em relação ao recrutamento diziam respeito principalmente à construção de relacionamento e confiança, ao atendimento das necessidades de informação, ao reconhecimento da vulnerabilidade e ao equilíbrio de funções e interesses. A importância de garantir a competência ética foi levantada e as habilidades interpessoais e de comunicação foram destacadas.
Conclusão: Este estudo fornece informações empíricas sobre o recrutamento de crianças com câncer a partir da perspectiva dos profissionais de saúde. Ele também contribui para a compreensão do recrutamento como um processo relacional, em que aspectos de vulnerabilidade, confiança e construção de relacionamento são importantes, além de atender às necessidades de informação. Os resultados fornecem uma visão das complexidades da pesquisa pediátrica e sustentam a importância de desenvolver competências de ética em pesquisa para garantir que os direitos e interesses das crianças com câncer sejam protegidos durante a pesquisa.