Resumo
Na literatura em ética, a preocupação com a compensação financeira tem se concentrado, em grande medida, na questão de como o pagamento poderia distorcer a percepção de risco por parte de participantes de pesquisa. Essa preocupação com a “indução indevida” (undue inducement) tem sido particularmente central para os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e, com frequência, levou a julgamentos conservadores sobre quanto de compensação financeira pode ser oferecido aos participantes em troca de sua participação em pesquisas.
Cada vez mais, estudiosos de bioética têm argumentado que tais abordagens à compensação financeira em pesquisa podem explorar os participantes, por um lado, ou criar uma barreira à sua inclusão, por outro.
Apesar da vasta literatura sobre compensação financeira em pesquisa, tem havido consideravelmente menos atenção ao risco potencial que esse pagamento pode impor aos participantes. O sistema atual de tributação da compensação por pesquisa é um exemplo importante dos riscos financeiros para participantes que merece mais análise e ação legislativa.