Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Ensaios Clínicos e Ética

EUA: A ordem de suspensão de trabalhos do governo Trump provavelmente afetou 32 ensaios clínicos financiados pela USAID

(Trump Administration Stop-Work Order Likely Affected 32 USAID-Funded Clinical Trials)
Public Citizen, 10 de junio de 2025
https://www.citizen.org/news/trump-administration-stop-work-order-likely-affected-32-usaid-funded-clinical-trials/
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2025; 3(4)

Tags: financiamento USAID, suspensão de ensaios pela administração Trump, administração Trump e ensaios clínicos, ajuda externa dos EUA

A ordem de suspensão de trabalhos emitida em janeiro de 2025 pelo governo Trump provavelmente afetou 32 ensaios clínicos financiados pela USAID, conduzidos em 25 países e envolvendo até 94 mil participantes, segundo um novo relatório da organização Public Citizen.

Os ensaios clínicos abrangiam temas de saúde como doenças infecciosas, saúde infantil e programas de nutrição, além de saúde reprodutiva. A Public Citizen constatou que o congelamento do financiamento resultou em demissões de equipes, preocupações com a segurança dos pacientes e desperdício de tempo e de recursos dos contribuintes norte-americanos.

Alguns dados principais:

  • Mais da metade dos ensaios (17 de 32) pesquisavam especificamente as doenças infecciosas mais letais do mundo: infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), tuberculose e malária.
  • Os ensaios financiados pela USAID afetados foram realizados em cinco continentes, principalmente na África (13 países) e na Ásia (nove países).
  • Entre oito ensaios para os quais pessoas de contato forneceram informações adicionais, sete foram interrompidos antes do recrutamento de participantes ou após a conclusão da análise de dados; um ensaio relatou pequenos problemas de segurança com os pacientes.
  • Os locais de estudo mais frequentemente mencionados entre todos os ensaios foram: África do Sul (9 vezes); Quênia e Estados Unidos (6 vezes cada); e Uganda, Zâmbia e Zimbábue (4 vezes cada).
  • O congelamento também atrasou a análise de dados e a publicação dos resultados, além de reduzir a confiança na pesquisa médica.

No momento, é impossível conhecer todos os efeitos da ordem de suspensão. Os registros públicos sobre projetos financiados pela USAID foram apagados, e os pesquisadores afetados relutam em falar ou foram proibidos de discutir plenamente os impactos. Nenhum responsável pelos ensaios aceitou fornecer informações sem garantia de anonimato.

A suspensão repentina e sem justificativa médica dos ensaios clínicos representou uma grave violação da ética em pesquisa, com potencial para colocar em risco a saúde dos participantes e a integridade científica dos estudos.

“A condução ética de ensaios clínicos é uma obrigação de pesquisadores, instituições de pesquisa e financiadores — não uma escolha”, afirmou Nina Zeldes, Ph.D., pesquisadora em saúde do Health Research Group da Public Citizen e autora principal do relatório. “Os pesquisadores ficaram impossibilitados de proteger o bem-estar dos participantes e de cumprir suas obrigações éticas sem violar a ordem de suspensão.”

Os outros autores do relatório são Greg Dudzik, M.D., MPH e Robert Steinbrook, M.D., respectivamente pesquisador e diretor do Health Research Group da Public Citizen.

“Os amplos efeitos da ordem de suspensão de trabalhos do governo Trump devem servir como um alerta para o Congresso e para futuras administrações”, disse Steinbrook. “Interromper abruptamente os ensaios foi um ato escandaloso.”

Referência

  1. Zeldes Nina, Dudzik Greg, Steinbrook Robert. USAID-Funded Clinical Trials Affected by the Trump Administration’s Stop-Work Order. Public Citizen, 10 de junio de 2025. https://www.citizen.org/article/usaid-funded-clinical-trials-affected-by-the-trump-administrations-stop-work-order/
creado el 16 de Noviembre de 2025