Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Novidades sobre a Covid

Vieses de saúde subjacentes em receptores de vacina contra o SARS-CoV-2 previamente infectados: um estudo de coorte

(Underlying health biases in previously infected SARS-CoV-2 vaccination recipients: A cohort study)
U Riedmann, A Chalupka, L Richter, D Werber, M Sprenger, P Willeit, M Rijksen, J Lodron, TB Høeg, JP Ioannidis, S Pilz
J Infect. 2025 Jun;90(6):106497. doi: 10.1016/j.jinf.2025.106497
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40315999/
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2025; 3(4)

Tags: vacinação contra a COVID; pessoas saudáveis; mortalidade relacionada à COVID; vieses em estudos observacionais; viés de vacinação

Objetivos: Estudos observacionais podem superestimar ou subestimar a efetividade das vacinas contra o SARS-CoV-2 (VE), dependendo de indivíduos mais saudáveis (efeito do vacinado saudável – healthy vaccine effect, HVE) ou mais doentes serem vacinados pReferêncialmente. Para avaliar essa questão, comparamos a mortalidade por causas não relacionadas à COVID-19 entre indivíduos vacinados e não vacinados.

Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo de abrangência nacional, envolvendo toda a população adulta da Áustria com infecção prévia documentada por SARS-CoV-2, acompanhada de 2021 a 2023. Foram utilizadas análises de regressão de Cox para calcular as razões de risco (HRs) de acordo com o número de doses de vacina recebidas. Também foram realizadas análises pareadas, nas quais, a cada dia, indivíduos recém-vacinados foram pareados com indivíduos não vacinados com base em idade, sexo e residência em instituição de longa permanência.

Resultados: Entre 4.324.485 indivíduos elegíveis, as diferenças no risco de mortalidade por causas não relacionadas à COVID-19 entre vacinados e não vacinados foram mais pronunciadas nos períodos iniciais e diminuíram posteriormente. As análises pareadas para as duas primeiras semanas após a vacinação mostraram HRs inferiores a 0,5 para vacinados em comparação com não vacinados, independentemente do número de doses. Achados semelhantes foram observados para mortes por causas não relacionadas à COVID-19, por todas as causas e por câncer. No geral, as mortes por COVID-19 foram significativamente menores entre os vacinados (VE de 26% a 53%).

Conclusões: O efeito do vacinado saudável (HVE) para as vacinas contra o SARS-CoV-2 foi forte nas primeiras semanas após a vacinação e diminuiu ao longo do tempo. Esse efeito deve ser considerado ao estimar a efetividade vacinal.

creado el 16 de Noviembre de 2025