Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Conflitos de Interesses

Uma revisão bibliográfica sobre conflitos de interesse não financeiros na pesquisa e publicação na área da saúde

D. Bauer, D.A. Orchard, P.G. Day, et al
BMC Med Ethics 2025; 26 (61) https://doi.org/10.1186/s12910-025-01221-5
https://link.springer.com/article/10.1186/s12910-025-01221-5 (livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2025; 3(4)

Tags: ameaças à integridade da ciência, publicações sem conflitos de interesse, independência dos cientistas, defender a integridade da ciência

Resumo
Contexto. Os conflitos de interesse (COI, do inglês conflicts of interest) na pesquisa em saúde têm recebido atenção substancial nas últimas três décadas. Embora os COIs financeiros (FCOIs) tenham uma extensa literatura, as publicações sobre COIs não financeiros (NFCOIs) são comparativamente raras. As divergências em torno da importância dos NFCOIs na pesquisa e publicação, incluindo se os conflitos de interesse não financeiros concorrentes devem ser considerados conflitos de interesse, apresentam lacunas significativas na literatura. Essa falta de clareza motivou nossa revisão da literatura com o objetivo de determinar o consenso atual sobre como os NFCOIs devem ser tratados na pesquisa e publicação na área da saúde.

Métodos. Pesquisamos o banco de dados PubMed usando termos MeSH e palavras-chave para identificar artigos publicados antes de 6 de novembro de 2023 sobre NFCOI em pesquisa e publicação biomédica. Aplicamos critérios de relevância, adequação, transparência e solidez (RATS) para desenvolver um conjunto de dados final de 206 publicações e relatamos usando o diagrama de fluxo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Análises qualitativas e quantitativas revelaram os principais temas e conclusões sobre consenso dentro do setor.

Resultados. A literatura se concentra em desacordos fundamentais sobre [1] se interesses não financeiros concorrentes constituem COIs como FCOIs, [2] se eles precisam ser abordados na pesquisa e [3] se devem ser gerenciados com declaração de conflitos de interesse ou com outras estratégias. Apesar dessas divergências, o equilíbrio entre as evidências e os argumentos sugere que [1] os NFCOIs são entidades conceituais significativas como os FCOIs (96%), [2] eles requerem gerenciamento (76%) e [3] a declaração é necessária, mas insuficiente (55%) ou necessário e suficiente (27%) como estratégia de gerenciamento.

Conclusão. O tema NFCOI recebe muito menos atenção e consenso comparado ao robusto conjunto de literatura sobre FCOI desenvolvido ao longo de décadas. Encontramos um consenso geral sobre a relevância dos NFCOIs e a necessidade de abordá-los, mas não sobre como fazê-lo. Nossos resultados são consistentes com Wiersma et al., a primeira revisão sobre este tema. Em conjunto, essas revisões sugerem um caminho a seguir para pesquisadores, editores e profissionais de saúde que necessitam de novas abordagens para o gerenciamento de NFCOI.

creado el 10 de Noviembre de 2025