Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Reações Adversas

Diclofenaco e outros AINEs: angina alérgica (síndrome de Kounis)

(Diclofenac and other NSAIDs: allergic angina [Kounis syndrome])
Prescrire International 2024; 33 (263): 247
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2025;2(4)

Em 2023, uma equipe sérvia realizou uma revisão de 20 relatos de casos de angina alérgica, também conhecida como angina vasoespástica ou síndrome de Kounis, atribuída ao medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) diclofenaco [1]. A angina alérgica se deve ao espasmo alérgico agudo da artéria coronária, que às vezes pode levar ao infarto do miocárdio. Esses espasmos coronarianos ocorrem com mais frequência em um contexto de choque anafilático, mas podem ser isolados. A histamina e outros mediadores inflamatórios desempenham um papel na indução do espasmo da artéria coronária [1,2].

Os 20 pacientes tinham idades entre 34 e 81 anos, e 90% eram homens. Cinco pacientes tinham histórico de alergia ao diclofenaco e um tinha histórico de ataque de asma grave causado por aspirina [1].

Os distúrbios surgiram imediatamente ou dentro de 5 horas após a ingestão do diclofenaco. A via intramuscular foi usada em 9 casos. A maioria dos pacientes apresentou outros sintomas de alergia, e apenas um paciente apresentou manifestações cardíacas sem outros sintomas de alergia. 15 pacientes tiveram hipotensão, 12 tiveram dor no peito, 8 tiveram taquicardia e 3 tiveram bloqueio atrioventricular. A parada cardíaca ocorreu em 3 pacientes, a fibrilação ventricular em 2 pacientes e o choque cardiogênico em 1 paciente [1].

A elevação do segmento ST foi observada em 17 dos 20 pacientes. Entre os 12 pacientes que foram submetidos à ecocardiografia, observou-se hipocinesia em 5 e uma fração de ejeção ventricular inferior a 40% em 3 pacientes. A angiografia coronariana foi realizada em 17 pacientes e foi anormal em 8 deles [1].

As enzimas cardíacas estavam elevadas em 14 pacientes. Todos, com exceção de um paciente, foram internados no hospital. 10 pacientes tiveram um infarto do miocárdio [1].

Outros AINEs foram implicados em casos de angina alérgica, incluindo ibuprofeno, dexcetoprofeno e naproxeno [3].

Na Prática Esse risco de espasmo da artéria coronária, que ocasionalmente leva ao infarto do miocárdio, é um motivo para limitar o uso de AINEs. Ao considerar esse tratamento, os pacientes devem primeiro ser questionados sobre reações alérgicas anteriores.

Referências

  1. Pejcic AV et al. “Kounis syndrome associated with the use of diclofenac” Tex Heart Inst J 2023; 50 (1) online: 18 pages.
  2. Beltramme JF et al. “Vasospastic angina” UpToDate. http://www.uptodate.com accessed 12 February 2024: 35 pages.
  3. Wang C et al. “Analysis of clinical features of non-steroidal anti-inflammatory drugs induced Kounis syndrome” Front Cardiovasc Med 2022; 901522: 7 pages.
creado el 5 de Noviembre de 2025