Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Ferramentas Úteis

Uma ferramenta da Organização Mundial da Saúde para avaliar sistemas de supervisão ética da pesquisa

(A World Health Organization tool for assessing research ethics oversight systems)
Carl H Coleman, Alireza Khadem, John C Reeder, Hiiti B Sillo, Rogerio Gasparb y Andreas Reis
Bull World Health Organ 2025;103, pag 403–409 doi: http://dx.doi.org/10.2471/BLT.24.292219
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2026; 4 (1)

Tags: supervisão ética em pesquisa, comitês de ética em pesquisa, governança em saúde, indicadores e avaliação de qualidade, OMS (Organização Mundial da Saúde), pesquisa multinacional

Resumo
Embora a maioria dos países disponha de sistemas de supervisão ética para pesquisas relacionadas à saúde envolvendo participantes humanos, mecanismos para avaliar a qualidade desses sistemas não são utilizados regularmente, particularmente em contextos de baixos recursos.

Para suprir essa lacuna, a unidade de Fortalecimento dos Sistemas Regulatórios, Regulação e Segurança e a unidade de Ética e Governança em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram recentemente uma ferramenta para aferição comparativa (benchmarking) da supervisão ética de pesquisas relacionadas à saúde envolvendo participantes humanos.

A ferramenta oferece um conjunto simples, de fácil mensuração, de indicadores para avaliar a qualidade dos sistemas de supervisão ética da pesquisa, sem a necessidade de investir grande quantidade de recursos. A ferramenta compreende 48 indicadores, divididos em três áreas: (i) o contexto nacional; (ii) os comitês de ética em pesquisa; e (iii) as instituições que realizam pesquisas relacionadas à saúde envolvendo seres humanos, como centros médicos acadêmicos.

Os indicadores relativos ao contexto nacional destinam-se a ser avaliados em uma única avaliação aplicável ao país como um todo, ao passo que os indicadores relativos aos comitês de ética em pesquisa e às instituições de pesquisa são avaliados entidade por entidade.

Alguns países podem optar por avaliar uma amostra representativa de comitês de ética em pesquisa e instituições; alternativamente, as autoridades nacionais podem solicitar que comitês de ética em pesquisa e instituições realizem autoavaliações e relatem os resultados.

Comitês de ética em pesquisa ou instituições também podem utilizar, por iniciativa própria, a ferramenta da OMS como parte de um processo de melhoria da qualidade.

A OMS está trabalhando com parceiros globais para disseminar a ferramenta e apoiar sua implementação global. Espera-se que o uso disseminado da ferramenta fortaleça a coerência de políticas na supervisão ética e facilite a pesquisa multinacional.

creado el 9 de Febrero de 2026