Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Interações

Nalmefeno + opioides: sintomas graves de abstinência

(Nalmefene + opioids:serious withdrawal symptoms)
Rev Prescrire 2025; 34 (270): 134
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2026;3(1)

Em 2024, dois centros regionais franceses de farmacovigilância emitiram um lembrete sobre o risco que representa para os pacientes em uso de opioides tomarem também nalmefeno (Selincro°), um medicamento autorizado para a redução do consumo de álcool [1]. O nalmefene é um antagonista dos receptores opióides. Em pacientes que tomam opióides de forma prolongada, por exemplo, como terapia de substituição para dependência de opióides ou como analgésico, o uso de nalmefene acarreta o risco de sintomas graves de abstinência [1,2].

Em 2021, o banco de dados francês de farmacovigilância continha alguns relatos de uso concomitante de nalmefene e metadona. Em 2022, foram relatados 8 casos em que o nalmefene foi tomado enquanto o paciente tomava um opioide: metadona em 5 casos, buprenorfina em 2 casos e heroína em 1 caso. O nalmefene foi prescrito em 3 casos. Em outros 5 casos, o paciente tomou um comprimido de nalmefene como automedicação, seguindo o conselho de um amigo. Em 2023, foram relatados 13 casos: 5 com buprenorfina, 2 com oxicodona e 6 com metadona; o nalmefeno tinha sido prescrito em 6 casos [1].

O uso concomitante de um opioide é mencionado entre as contraindicações para o nalmefeno no resumo das características do produto (RCM) para Selincro° [3]. O folheto informativo para o paciente afirma claramente: “Não tome Selincro se estiver tomando medicamentos que contenham opioides, por exemplo, metadona ou buprenorfina ou analgésicos (como morfina, oxicodona ou outros opioides), [ou] se você é ou foi recentemente dependente de opioides. Você pode apresentar sintomas agudos de abstinência de opioides (como náuseas, vômitos, tremores, sudorese e ansiedade).” [3]. Certos antagonistas dos receptores opióides podem ser identificados pela presença do radical comum “nal” em sua denominação comum internacional (DCI) [4].

NA PRÁTICA É importante que os pacientes em terapia de substituição para dependência de opióides sejam informados sobre os efeitos antagonistas dos opióides dos medicamentos usados na dependência de álcool, nalmefene e naltrexona, que podem induzir graves sintomas de abstinência de opióides. Os pacientes para os quais esses antagonistas opióides são prescritos ou dispensados precisam estar cientes desses riscos e devem ser advertidos para não compartilhar esses medicamentos com outras pessoas, uma vez que a dependência de álcool pode estar associada a uma dependência opióide não reconhecida.

Referências

  1. CRPV de Bordeaux, Limoges, Poitiers “Encore des prescriptions de Selincro° chez des patients sous Méthadone ou Subutex°! Une association contre-indiquée à l’origine de syndromes de sevrage graves” Bulletin d’information en pharmacovigilance de Nouvelle-Aquitaine May 2024: 9-10.
  2. Prescrire Editorial Staff “Nalmefene + opioids: withdrawal syndromes” Prescrire Int 2021; 30 (224): 69-70.
  3. EMA “SmPC-Selincro” 23 May 2023. 4- Prescrire Editorial Staff “Common stem: nal-” Prescrire Int 2024; 33 (255): 20.
creado el 4 de Febrero de 2026