Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Reações Adversas

Inibidores do VEGF: dissecção aórtica

(VEGF inhibitors: aortic dissection)
Prescrire International 2025; 34 (269): 109
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2026;3(1)

Em 2024, um estudo utilizando um banco de dados do seguro de saúde de Taiwan investigou a associação entre o risco de aneurisma ou dissecção aórtica e o uso de inibidores antineoplásicos do VEGF. Os medicamentos estudados foram o sorafenibe (Nexavar° ou outras marcas), o sunitinibe (Sutent° ou outras marcas) e o pazopanibe (Votrient°) [1]. Uma coorte de 417 302 pacientes que tiveram câncer renal, hepático, gastrointestinal ou pancreático entre 2012 e 2019 foi extraída desse banco de dados. Um estudo de caso-controle foi realizado dentro dessa coorte. Os casos foram definidos como pacientes que receberam um diagnóstico de aneurisma aórtico ou dissecção aórtica após hospitalização ou visita ao pronto-socorro.

Cada caso foi comparado a 5 controles que também foram hospitalizados ou visitaram um pronto-socorro, mas não foram diagnosticados com essas condições. Os casos e os controles foram pareados por idade, tipo de câncer, data de entrada na coorte e data de internação hospitalar [1]. Foram identificados 955 casos de aneurisma aórtico e 443 casos de dissecção aórtica. A idade média dos pacientes era de 73 anos, e 76,5% eram homens [1]. Depois de levar em consideração um grande número de fatores de confusão, como hipertensão, doença vascular e tabagismo, a exposição a um dos inibidores antineoplásicos do VEGF estudados pareceu ser três vezes mais frequente em pacientes com dissecção aórtica do que nos controles, com uma razão de chances ajustada (aOR) de 3,1 (IC95% 1,8-5,4). Em pacientes com aneurisma aórtico, as análises não mostraram uma associação estatisticamente significativa: OR ajustada 1,5 (IC95% 0,9-2,5) [1].

Os inibidores antineoplásicos do VEGF inibem a angiogênese e, portanto, afetam a estrutura dos vasos sanguíneos. Sabe-se que eles têm efeitos adversos cardiovasculares, particularmente hipertensão potencialmente grave, que é um importante fator de risco para doenças arteriais [2].

NA PRÁTICA Os medicamentos que inibem o VEGF enfraquecem as paredes dos vasos sanguíneos. Esse risco deve ser levado em consideração e justifica o acompanhamento rigoroso dos pacientes expostos, especialmente quando outros fatores de risco cardiovasculares estão presentes. O desenvolvimento de dor abdominal ou torácica, ou sinais de isquemia, em um paciente em tratamento com inibidor de VEGF requer investigação urgente.

References

  1. Wu Chia-Wei et al. “Vascular endothelial growth factor inhibitors and the risk of aortic aneurysm and aortic dissection” JAMA Netw Open 2024; 7 [3] (online: 11 pages) + Suppl. 13 pages.
  2. Prescrire Rédaction “bévacizumab” Interactions Médicamenteuses Prescrire 2024.
creado el 4 de Febrero de 2026