Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Solicitações e Mudanças Nos Rótulos/Ficha Técnica

FDA adverte sobre o risco de coceira intensa após a interrupção do uso prolongado de medicamentos para alergia

(FDA Warns About Risk of Severe Itching After Discontinuation of Long-Term Use of Allergy Medicines)
Comunicado de segurança da FDA, 16 de maio de 2025
https://www.fda.gov/safety/medical-product-safety-information/cetirizine-or-levocetirizine-drug-safety-communication-fda-warns-about-risk-severe-itching-after
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2026;3(1)

Público-Alvo: Consumidores, pacientes, profissionais de saúde, farmácias, dermatologia

Assunto: A FDA adverte que os pacientes que interrompem o uso dos medicamentos orais para alergia cetirizina (Zyrtec) ou levocetirizina (Xyzal) após uso prolongado podem apresentar coceira rara, mas intensa. Esses medicamentos estão disponíveis nas formas de prescrição e sem prescrição médica (over the counter, OTC) (/drugs/how-drugs-are-developed-and-approved/over-counter-otc-nonprescription-drugs?utm_medium=email&utm_source=govdelivery). A coceira, também chamada de prurido, foi relatada em pacientes que usaram esses medicamentos diariamente, normalmente por pelo menos alguns meses e, muitas vezes, por anos. Os pacientes não apresentavam coceira antes de começar a usar os medicamentos. Os casos relatados foram raros, mas às vezes graves, com pacientes apresentando coceira intensa e generalizada que exigiu intervenção médica. Como resultado, estamos revisando as informações de prescrição de cetirizina e levocetirizina https://www.accessdata.fda.gov/scripts/cder/daf/index.cfm?event=BasicSearch.process&utm_medium=email&utm_source=govdelivery) para incluir uma nova advertência sobre esse risco. Posteriormente, solicitaremos que os fabricantes adicionem uma advertência sobre prurido ao rótulo de informações sobre o medicamento (/drugs/understanding-over-counter-medicines/over-counter-drug-facts-label?utm_medium=email&utm_source=govdelivery) das versões sem prescrição.

Contexto: A cetirizina e a levocetirizina são anti-histamínicos que bloqueiam uma molécula chamada histamina, que o corpo libera durante reações alérgicas. Ambos os medicamentos são aprovados para tratar alergias sazonais, chamadas rinite alérgica sazonal, em adultos e crianças com 2 anos ou mais. Os medicamentos também são aprovados para o tratamento de alergias durante todo o ano, chamadas rinite alérgica perene, e urticária crônica, chamada urticária idiopática crônica, em pacientes com 6 meses ou mais. A cetirizina foi aprovada para uso oral mediante prescrição médica em dezembro de 1995 sob o nome comercial Zyrtec (não mais vendido como medicamento sob prescrição médica) e aprovada para uso sem prescrição médica em novembro de 2007. A levocetirizina foi aprovada para uso oral mediante prescrição médica em maio de 2007 sob o nome comercial Xyzal e aprovada para uso sem prescrição médica em janeiro de 2017.

Recomendações:
Pacientes. Entre em contato com seu profissional de saúde se desenvolver coceira intensa após interromper o uso de cetirizina ou levocetirizina com ou sem prescrição médica. Os pacientes devem saber que a coceira geralmente ocorre poucos dias depois da interrupção desses medicamentos, após seu uso diário por alguns meses ou anos. Se você planeja usar cetirizina ou levocetirizina de forma prolongada, especialmente por mais de alguns meses, converse sobre os benefícios e riscos com seu profissional de saúde, que poderá aconselhá-lo com base em suas necessidades pessoais.

Profissionais de saúde. Discuta o risco de prurido após interromper o uso de cetirizina ou levocetirizina com os pacientes ao prescrever ou recomendar esses medicamentos, especialmente se o uso for crônico, e com aqueles que indicarem que estão usando versões isentas de prescrição médica. Aconselhe os pacientes a entrarem em contato com você se sentirem coceira intensa após interromper o uso de cetirizina ou levocetirizina.

Nota de Salud y Fármacos: O aparecimento de prurido generalizado e persistente após a interrupção do uso de cetirizina ou levocetirizina, embora pouco frequente, representa um evento adverso relevante, considerando que o uso de anti-histamínicos é amplamente disseminado e que esse efeito pode ter impacto significativo na qualidade de vida.

Diante dessa situação, de acordo com a Pharmacy Times [1], os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na farmacovigilância e na proteção do paciente, especialmente em ambientes comunitários e ambulatoriais.

O que os farmacêuticos podem fazer para mitigar os riscos é: identificar os pacientes em risco, por meio de revisões de medicamentos e aconselhamento personalizado; educar sobre o possível aparecimento de sintomas após a suspensão do uso (especialmente se foi prolongado) e tranquilizar o paciente pela baixa frequência desses sintomas [1].

Eles também podem oferecer estratégias de interrupção segura, incluindo a redução gradual da dose, promover o diálogo informado entre pacientes e profissionais sobre o uso prolongado de anti-histamínicos, reconhecer os sinais de alerta e orientar os pacientes a notificar eventos adversos por meio dos sistemas de vigilância [1]. Todas essas ações têm um impacto significativo no uso adequado dos medicamentos.

Incorporar essas informações na tomada de decisões clínicas ajuda os farmacêuticos a prevenir reações adversas, permite otimizar a terapia e reforçar a cultura de notificação e acompanhamento, pilares essenciais de uma farmacovigilância eficaz centrada no paciente.

Referência

  1. Ibrahim, D. Guiding Patients Through Allergy Medication Safety: Pharmacists’ Role Following FDA Warning on Cetirizine and Levocetirizine. Pharmacy Times. Jul 8, 2025. https://www.pharmacytimes.com/view/guiding-patients-through-allergy-medication-safety-pharmacists-role-following-fda-warning-on-cetirizine-and-levocetirizine
creado el 4 de Febrero de 2026