Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conduta da Indústria

Marketing farmacêutico: o exemplo das amostras de medicamentos

(Pharmaceutical marketing: the example of drug samples)
E.C. Alagha, A. Fugh-Berman
J of Pharm Policy and Pract 15, 78 (2022). https://doi.org/10.1186/s40545-022-00479-z (livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2023; 1(1)

Palavras-chave: amostras grátis de medicamentos, representantes de vendas, incentivos para prescrever medicamentos de marca, promoção de medicamentos, uso de medicamentos caros

Resumo
As amostras de medicamentos de marca são uma das ferramentas promocionais mais importantes usadas pelos fabricantes farmacêuticos. Representantes de vendas farmacêuticas (“representantes de medicamentos”) usam as amostras para acessar médicos e outros prescritores.

O fornecimento de amostras está estreitamente interligado com as visitas de representantes farmacêuticos; durante essas visitas eles convencem os médicos a experimentar novos produtos, e as amostras mantêm o fluxo de prescrições. Somente as amostras dos medicamentos com as maiores margens de lucro são distribuídas. Embora os médicos acreditem que as amostras economizam dinheiro para os pacientes, os pacientes que recebem amostras têm custos do próprio bolso mais elevados.

O fornecimento de amostras está intimamente relacionado com as visitas de representantes farmacêuticos. Nessas visitas, eles convencem os médicos a experimentar novos produtos e as amostras mantem o fluxo de receitas. Apenas as amostras de dois medicamentos com as maiores margens de lucro são fornecidos. Mesmo que os médicos acreditem que as amostras economizam o dinheiro dois pacientes, os pacientes que as recebem têm custos diretos mais altos.

A maioria dos estudos revelou que os pacientes com necessidades econômicas são os menos propensos a receber amostras. Os representantes dos medicamentos apresentam as amostras como uma forma pouco arriscada para lidar com a incerteza diagnóstica. De fato, não há evidências de que as amostras ajudem no diagnóstico. A disponibilidade de amostras pode comprometer a segurança do paciente por reduzir a adesão às diretrizes e direcionar os pacientes para medicamentos mais novos, cujos efeitos adversos não são bem descritos. Embora os médicos acreditem que as amostras melhoram a adesão dos pacientes de baixa renda, as amostras de marca não melhoram o acesso nem a adesão.

As amostras não são um exemplo de altruísmo, mas uma forma muito eficaz de promover medicamentos. Amostras de medicamentos de marca aumentam os custos dos medicamentos para todos. Somente um esforço conjunto de médicos, legisladores e formuladores de políticas pode acabar com essa prática. A evidência apoia a proibição da distribuição de amostras de produtos de marca.

creado el 11 de Mayo de 2023