Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conduta da Indústria

Opinião do livro “Sick Money” de Billy Kenber

(Book review: Sick Money by Billy Kenber)
Till Bruckner
Transparimed, 9 de agosto de 2022
https://www.transparimed.org/single-post/book-review-sick-money-billy-kenber
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2023; 1(1)

Palavras-chave: conduta da indústria farmacêutica, transformação da indústria farmacêutica, medicina baseada em evidências, financeirização da indústria, bolsa de valores, propriedade intelectual, produção pública de medicamentos, controle de preços de medicamentos

“Você não precisa mais descobrir uma nova droga para ficar rico”, escreve Billy Kenber na introdução de “Sick Money: The Truth About The Global Pharmaceutical Industry”.[“Dinheiro doente: a verdade sobre a indústria farmacêutica global”].

O livro traça a evolução da indústria ao longo de meio século e documenta como as mudanças estruturais no mercado causaram aumentos exponenciais no custo dos medicamentos, mesmo quando contribuíram com poucas inovações clinicamente relevantes.

Os bons tempos da indústria farmacêutica
De acordo com Kenber, até o início dos anos 1980, a indústria era sustentada por um “contrato social” implícito. A sociedade concedeu às empresas farmacêuticas o direito de definir os preços de novos medicamentos para recuperar os custos de P&D. Em troca, a pequena cabala de velhos com experiência médica, encarregados de administrar a indústria, manteve sua parte no trato.

Em essência, eles estavam agindo como os cavalheiros e bons cidadãos que eram com base no princípio de que se você trouxesse um composto útil para o mercado, os benefícios viriam. Uma vez vencidas as patentes iniciais, os remédios passaram a ser acessíveis a todos a baixo custo, o que beneficiaria a humanidade indefinidamente.

Esse contrato social começou a se desfazer na década de 1980, quando o evangelho do “valor para o acionista” redefiniu o propósito das empresas e as expectativas de seus acionistas. Simultaneamente, houve uma mudança cultural dentro das próprias empresas farmacêuticas, pois os professores em Administração de Empresas (com foco nos lucros) deslocaram os cientistas responsáveis.

Uma indústria financeirizada
Adicione capitalistas empreendedores e fundos de proteção à mistura, acrescente o sistema de saúde dos EUA com incentivos de custo totalmente incompatíveis e avance rapidamente para a indústria “financeira” da década de 2020.

Kenber argumenta que, até agora, todo o modelo de negócios farmacêuticos depende da suposição insustentável de que cada novo medicamento terá um preço significativamente mais alto do que seu antecessor e que a sociedade pagará a conta.

Entretanto, os esforços de P+D têm-se centrado exclusivamente em áreas onde ainda podem ser obtidos os lucros exorbitantes exigidos pelos acionistas, nomeadamente no tratamento do câncer e das doenças raras.

Embora o relato acima pareça simplista, o livro de Kenber é tudo menos isso. Está exaustivamente documentado e enriquecido com mais de uma centena de entrevistas, realizadas a executivos e ex-executivos do setor farmacêutico (entre outros), e inclui informação sobre os EUA, Reino Unido e Canadá.

A profundidade das informações e as análises são impressionantes, pois o autor cobre tudo, desde falhas no mercado de medicamentos genéricos até o ativismo contra a AIDS, passando pelo labirinto de patentes e barreiras à entrada no mercado de medicamentos biossimilares, as fraudes pelos preços da insulina e as nuances da avaliação de tecnologias sanitárias, com uma discussão fascinante sobre as preocupações da indústria sobre retornos declinantes sobre investimentos em P&D. As fontes de referência são impecáveis ao longo do texto.

Embora Kenber também relate as histórias de pacientes incapazes de acessar medicamentos que salvam vidas e de algum outro malandro ocasional da indústria, ele felizmente evita moralizar demais. Em vez disso, nos convida a testemunhar uma tragédia grega na qual empresas “financeiras” e seus executivos são inexoravelmente levados a tomar ações e entregar resultados que beneficiem os acionistas às custas de pacientes, contribuintes e a saúde pública.

Como podemos reparar o sistema?
Como podemos colocar o sistema de volta nos trilhos? As receitas de Kenber refletem a complexidade da ciência e do mercado. Não oferece curas milagrosas.

Em vez disso, propõe reformas múltiplas e interligadas que incluem mudanças na lei de propriedade intelectual, estabelecimento de fabricantes públicos de genéricos, limites ao aumento de preços de medicamentos já existentes no mercado, ativismo de investidores, medidas para recuperar investimentos públicos em P&D, ensaios clínicos diretos contra tratamentos padronizados, uma avaliação sólida de tecnologias de saúde e modelos de pagamento do tipo “Netflix”.

Curiosamente, também sugere reconsiderar se algum investimento público em P&D vale a pena.

A maioria dos novos medicamentos traz benefícios mínimos para uma ampla gama de pacientes (como medicamentos contra o câncer) ou apenas trazem benefícios significativos para um número muito pequeno de pacientes (como muitos tratamentos para doenças raras). Considerando os custos de oportunidade dessa pesquisa, “não seria melhor investir esse dinheiro em outras áreas?”, questiona.

Uma pequena fraqueza do livro é que Kenber descarta rapidamente duas soluções possíveis para o sistema. A primeira, muito apreciada por muitos grupos de defesa do consumidor, é vincular os preços dos medicamentos aos gastos das empresas em P&D. Embora eu também seja pessoalmente cético em relação a essa estratégia, pelas mesmas razões que Kenber cita, muitas pessoas inteligentes pensam de outra forma, e seus argumentos poderiam ter sido mais considerados.

Kenber também descarta uma segunda opção mais radical: transferir o desenvolvimento de medicamentos do setor privado para o setor público. Embora seus argumentos sejam válidos, uma análise mais profunda não faria mal, até porque as forças de mercado parecem espetacularmente mal equipadas para operar em contextos em que o vendedor detém o monopólio e os potenciais compradores podem morrer se não comprarem o produto. Fazer com que esse tipo de “mercado” funcione efetivamente requer tanta intervenção do governo que, ao final do processo, possivelmente não restará praticamente nenhum “mercado”.

Leia o livro
Resumindo, este é um dos livros mais impressionantes que já li, ponto final. Minha maior crítica é que tem apenas 350 páginas, o estilo de escrita de Kenber facilmente me faria ler mais 1000 páginas. Sinopse: Leia o livro.

creado el 11 de Mayo de 2023