Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conflitos de interesse

Gestão de riscos de conflitos de interesse em comitês de desenvolvimento de diretrizes

(Managing risk from conflicts of interest in guideline development committees)
L. Parker, L. Bero
BMJ 2022; 379 :e072252 doi: https://doi.org/10.1136/bmj-2022-072252
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2023; 1(1)

Palavras-chave: diretrizes clínicas, conflitos de interesse, medicina baseada em evidências, risco de conflito de interesse, mitigar o risco de conflito de interesse, eliminar o risco de conflito de interesse

Mensagens chave

  • O risco de tomar decisões enviesadas por um conflito de interesses depende do contexto e da natureza e extensão do conflito.
  • A divulgação de conflitos de interesse pelos membros do comitê que desenvolverá as diretrizes não é suficiente para reduzir o risco de decisões tendenciosas.
  • Os conflitos de interesse devem ser classificados de acordo com seu risco de influenciar as decisões de um guia específico e medidas apropriadas devem ser tomadas para mitigar esse risco.
  • As estratégias para reduzir o risco incluem a eliminação de conflitos, a recusa de membros de comitês de tomada de decisão específicos e a exclusão de indivíduos conflitantes dos cargos de tomada de decisão.

A aplicação da abordagem de gestão baseada em risco leva tempo (e as avaliações de conflitos de interesse geralmente precisam ser feitas dentro de prazos rígidos) e, às vezes, dinheiro. Por exemplo, algumas organizações podem exigir um avaliador de conflitos de interesse ou um comitê de especialistas para identificar, qualificar e gerenciar conflitos. Uma política governamental deve estabelecer quem é responsável por supervisionar a identificação e gestão de conflitos de interesse. Idealmente, o processo de revisão de interesse e a matriz de risco deveriam ser disponibilizados ao público. As publicações de guias devem incluir a política usada para gerenciar conflitos de interesse.

O gerenciamento de conflitos de interesse por meio de um modelo baseado no risco específico para uma guia resulta em um processo transparente que pode ser aplicado igualmente a todos os possíveis membros do comitê. Ir além da divulgação e adotar métodos ativos e predefinidos de eliminação ou gerenciamento de conflitos de interesse para reduzir o viés garantirá que as diretrizes sejam baseadas nas melhores evidências disponíveis e não em interesses comerciais.

“Lisa Parker e Lisa Bero apresentam um modelo de gerenciamento de risco baseado não apenas em dados empíricos, mas também na experiência pessoal de gerenciar conflitos de interesse em vários ambientes. Com frequência se perde a nuance de abordar as revelações imperfeitas e incompletas que recebemos, o contexto do conflito de interesse, etc. As pessoas que têm uma visão errada do que são conflitos de interesse e tendem a ver conflitos onde não há nenhum se esforçam para expulsar de comitês as pessoas que discordam deles usando as “regras” de conflitos de interesse”.

O artigo descreve o caso de um membro do comitê cujo único conflito era ter um filho adolescente que trabalhava em uma rede de padarias nos finais de semana. Uma pessoa com a visão errada argumentou que ele deveria ser removido do comitê por causa de seus “laços com a indústria”. Os conflitos de interesse são usados como uma pista falsa para eliminar pessoas que são realmente especialistas. Os autores acreditam que o ideal seria eliminar os conflitos de interesse e, se não, administrar os conflitos de forma eficaz, mas ficam chateados ao ver como se perverte o sistema.

creado el 11 de Mayo de 2023