Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Ferramentas Úteis

Identificação e gestão de ensaios clínicos problemáticos: Uma ferramenta para avaliar a integridade da investigação ao sintetizar as evidências

(Identifying and managing problematic trials: A research integrity assessment tool for randomized controlled trials in evidence synthesis)
S. Weibel, M. Popp, S. Reis et al
Res Syn Meth. 2022;1-13. https://doi.org/10.1002/jrsm.1599
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2023; 1(1)

Palavras-chave: avaliação da integridade da pesquisa, risco de viés, ensaios clínicos problemáticos, má conduta científica, integridade da ciência, medicina baseada em evidências

Resumo
Os resultados das sínteses de evidências dependem se os estudos incluídos aderiram à boa prática clínica e se os resultados não são falsos ou fabricados. Estudos problemáticos por má conduta científica, prática de pesquisa questionável ou erro honesto podem distorcer os resultados das sínteses de evidências.

Os autores que sintetizam evidências precisam de ferramentas transparentes para identificar e gerenciar estudos problemáticos e evitar resultados enganosos. Como o autor Cochrane, da síntese de evidências de estudos usando ivermectina para covid-19, temos identificado muitos estudos problemáticos em termos de integridade de pesquisa e conformidade regulatória. Por meio de uma discussão iterativa, desenvolvemos uma ferramenta para avaliar a Research Integrity Assessment (RIA) de ensaios clínicos randomizados e controlados.

Neste artigo, justificamos a aplicação da ferramenta RIA para este estudo de caso, com a qual são avaliados seis critérios: retração do estudo, registro prospectivo do ensaio clínico, aprovação ética adequada, grupo de autores, credibilidade dos métodos (ex. randomização) e plausibilidade dos resultados. A ferramenta foi utilizada na revisão Cochrane, durante a triagem, para verificar a elegibilidade dos estudos. Estudos problemáticos foram excluídos e aqueles com questões abertas foram deixados de lado até serem esclarecidos. Dois autores tomaram decisões independentemente sobre os critérios do RIA e relataram de forma transparente. Na primeira atualização da revisão com essa ferramenta, mais de 40% dos estudos foram excluídos.

É uma ferramenta complementar antes de avaliar o “risco de viés” para garantir a integridade e autenticidade dos estudos. Permite padronizar uma abordagem que identifica e gerencia estudos problemáticos.

Artigo disponível em inglês neste link https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jrsm.1599

creado el 11 de Mayo de 2023