Comitês de Ética em Pesquisa
Competências para Programas de Educação em Ética da Pesquisa em Saúde: Resultados de um processo de métodos mistos orientado pelas partes interessadas
(A Competency Framework for Health Research Ethics Educational Programs: Results from a Stakeholder-Driven Mixed-Method Process)
Tackett, S., C. J. Ng, J. Sugarman, E. G. S. Daniel, N. Gopalan, Tivyashinee, A. Kamarulzaman, and J. Ali
Ethics & Human Research 2023; 45 (3): 29-39, DOI: 10.1002/eahr.500166
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/eahr.500166 (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado en
Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(3)
Palavras-chaves: educação baseada em competências, ética em pesquisa em saúde, treinamento em bioética, capacitação em ética em pesquisa de saúde
Resumo
Os programas educacionais são parte integrante da capacitação em ética em pesquisa de saúde (HRE, health research ethics), mas não existem critérios de resultados para orientar esses programas. Desenvolvemos empiricamente uma estrutura de competência para a educação em ética em pesquisa de saúde: a Estrutura para Competências e Resultados de Programas de Educação de Ética em Pesquisa (FRESCO, Framework for Research Ethics Studies Competencies and Outcomes) Para seu desenvolvimento, usamos métodos mistos, como mapeamento de conceitos em grupo e uma pesquisa com especialistas internacionais.
A FRESCO inclui sete áreas de competência:
- Conhecimento básico;
- Leis, regulamentos, diretrizes e políticas para a supervisão de pesquisas
- Identificação, análise e resolução de questões éticas;
- Participação, comunicação e defesa de direitos;
- Aprendizado contínuo, educação, pesquisa e reflexão acadêmica;
- Coordenação, defesa da ética e capacidade de resposta nos sistemas de pesquisa em saúde;
- Imparcialidade, honestidade e responsabilidade.
Essas áreas são divididas em 27 subdomínios. Os entrevistados classificaram a relevância da FRESCO para a pesquisa em saúde como muito alta. A FRESCO pode ser adaptada e aplicada em programas de educação para aperfeiçoar os processos de recrutamento e seleção, os métodos de educação e de avaliação, e as medidas de desempenho para garantir que os programas de educação em HRE tenham os efeitos pretendidos.