Resumo
Objetivo: Caracterizar a produção científica de ensaios randomizados por instituições localizadas no Peru de 1º de janeiro de 2000 a 30 de dezembro de 2022.
Materiais e Métodos: Em um ensaio bibliométrico, foram revisados dois bancos de dados (MEDLINE e SciELO). Foram incluídos artigos originais nos quais pelo menos um autor declarou como afiliação uma instituição localizada no Peru. A produção científica foi caracterizada de acordo com: área temática, participação de instituições localizadas no Peru, periódicos científicos em que os artigos foram publicados e aprovação dos ensaios por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Resultados:Foram analisados 402 artigos, mostrando uma tendência crescente na produção científica, de seis em 2000 para 39 em 2021, sendo a área temática predominante a de doenças infecciosas, as duas primeiras instituições com maior número de ensaios randomizados pertencem ao setor de educação, 189 (47,0%) artigos foram publicados em periódicos norte-americanos, em 37 (9,2%) artigos não existem informações sobre aspectos éticos ou não está explicitamente declarado se foram ou não aprovados por um CEP.
Conclusão: Há uma tendência crescente na produção científica sobre esse desenho de ensaio, a área temática predominante é a de doenças infecciosas, as instituições peruanas mais produtivas pertencem ao setor de educação, cerca de metade dos artigos foram publicados em periódicos americanas e um décimo dos artigos não declaram explicitamente se o ensaio foi ou não aprovado por um CEP.