Resumo
Objetivo: Identificar todos os artigos científicos que usaram documentos internos da indústria na indústria farmacêutica e analisar o que e como a literatura científica aprendeu sobre a influência corporativa na indústria farmacêutica por meio desses documentos internos.
Desenho: Revisão detalhada
Métodos: Usando diferentes séries de palavras-chave, pesquisamos seis bancos de dados, PubMed, Scopus, Web of Science, CINAHL, Business Source Complete e PAIS, para encontrar artigos de periódicos revisados por pares que analisassem documentos internos de empresas farmacêuticas. Concluímos a revisão detalhada usando um método de amostragem de bola de neve proposital para extrair estudos de caso relevantes e artigos de periódicos revisados por pares das listas de referência de artigos relevantes quando nossas palavras-chave de pesquisa não conseguiram capturá-los. Para analisar o conteúdo da literatura e categorizar melhor os tipos de estratégias corporativas em jogo no setor farmacêutico, usamos categorias de gerenciamento fantasma desenvolvidas anteriormente na literatura.
Resultados: Identificamos 37 artigos revisados por pares nos resultados finais. Todos os artigos incluídos nos resultados finais foram publicados em inglês. Quase todos os artigos obtiveram a maior parte dos dados de seus documentos internos por meio de processos judiciais. Todos os 37 artigos revelam estratégias dinâmicas de gerenciamento fantasma que as corporações farmacêuticas empregam para proteger seus interesses corporativos. As estratégias identificadas estão relacionadas à captura científica (n = 28), captura profissional (n = 16), captura regulatória (n = 6), captura de mídia (n = 3), captura de mercado (n = 4), captura tecnológica (n = 2), captura da sociedade civil (n = 4) e outras (n = 2).
Conclusões: A literatura científica que utiliza documentos internos confirmou que há muita influência corporativa no setor farmacêutico. Embora a literatura acadêmica tenha usado documentos internos relacionados a apenas alguns produtos, os resultados de nossa pesquisa, com base nas categorias de gerenciamento fantasma, demonstram que a influência corporativa atinge todos os interstícios dos mercados farmacêuticos, especialmente na pesquisa e na prática clínica. Isso também nos permite refinar as categorias conceituais de gerenciamento fantasma para melhor delinear a influência corporativa e o conflito de interesses.
Nota de Salud y Fármacos. Mad in America (Richard Sears) fez um resumo e um comentário sobre este artigo (9 de maio de 2023), que está disponível em https://www.madinamerica.com/2023/05/internal-pharma-documents-reveals-strategies-used-to-corrupt-the-medical-field/