Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Conflitos de Interesses

Acusam a agência de saúde dos EUA de ceder à indústria farmacêutica com seu novo guia sobre opioides

(US health agency accused of bowing to drug industry with new opioid guidance)
Chris McGreal
The Guardian, 17 de dezembro de 2022
https://www.theguardian.com/us-news/2022/dec/17/cdc-accused-opioid-guidelines-drug-industry-pressure
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado en Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(1)

Palavras-chave: CDC, pressão da indústria farmacêutica, dose máxima de opioides, crise de opioides, opioides, interferência da indústria, guia de prescrição de opioides, Purdue Pharma

Os médicos afirmam que a orientação mais permissiva dos CDC, que ignora as medidas de segurança, coloca vidas em perigo à medida que a epidemia de opioides continua a se espalhar pelo país

Após a publicação de um novo guia, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) foram acusados de ceder às pressões da indústria farmacêutica, já que segundo os médicos, esse guia põe em risco a vida das pessoas porque reduz os alertas sobre os perigos da prescrição de opioides.

As últimas diretrizes do CDC geraram controvérsia após a remoção de limites específicos de dose e duração da prescrição do resumo das principais recomendações usadas pelos médicos.

O Dr. Kenneth Scheppke, secretário adjunto de Saúde de Flórida, estava tão preocupado que emitiu uma declaração pública acusando o CDC de “jogar ao mar” os limites usados na orientação anterior, publicada há seis anos. Scheppke disse ao The Guardian que está preocupado que a mudança possa custar vidas em um momento em que os EUA continuam lutando contra a pior epidemia de drogas de sua história, alimentada por opioides.

“Está bem claro para mim que eles atenuam algumas recomendações realmente boas e fortes que tinham as diretrizes de 2016, quando alertaram aos prescritores contra a prescrição excessiva desses opioides e realmente não consigo ver um bom motivo para remover essas duas advertências”, disse.

“Os EUA é o país com mais prescrições de opioides per capita no mundo e nossos números de overdose certamente refletem isso. O que me preocupa é a aparente modulação do alerta para meus colegas em todo o país sobre os perigos de prescrever opioides por muito tempo ou em uma dose muito alta. Isso realmente não ajuda no alívio da dor, mas aumenta drasticamente o risco de overdose e morte”.

O Dr. Andrew Kolodny, presidente da Physicians for Responsible Opioid Prescription, vê a mão da indústria farmacêutica por trás da mudança. Kolodny testemunhou em processos judiciais contra fabricantes de opioides por sua participação no aumento da epidemia de opioides, aumentando suas vendas e fazendo falsas alegações sobre sua segurança e eficácia.

Entre eles está a Purdue Pharma, fabricante do OxyContin, um poderoso narcótico que desencadeou a epidemia de opioides nos Estados Unidos, juntamente com a estratégia de marketing da empresa para tornar os medicamentos amplamente prescritos.

Kolodny disse que documentos judiciais mostram que a indústria farmacêutica calculou quanto custaria a orientação dos CDC de 2016 se os médicos seguissem as recomendações para limitar a prescrição de pílulas de alta dosagem.

“Os produtos de dosagem mais alta trouxeram a maior margem de lucro. A pílula de dosagem mais alta custa apenas alguns centavos a mais para ser produzida, mas eles a vendem por quase o dobro do que recebem por pílula ou receita. Portanto, a indústria lutou muito para bloquear a publicação da diretriz de 2016 e, quando isso falhou, eles fizeram tudo o que puderam para torná-la polêmica. E funcionou”, disse.

A orientação mais recente do CDC, divulgada em novembro de 2022, chega em um momento em que os EUA continuam a lidar com dezenas de milhares de mortes por overdose de opioides a cada ano, bem como as consequências do vício para outras pessoas viciadas em drogas e suas famílias.

O maior assassino de hoje é o potente opioide artificial fentanil, que é fabricado ilegalmente. No ano passado, foi ligado à morte de mais de 70.000 americanos. Mais adultos americanos com menos de 45 anos morrem de overdose de drogas do que de acidentes de carro e suicídios.

Mas os opioides prescritos têm sido o impulsionador da epidemia nos Estados Unidos por mais de uma década e continuam a ceifar vidas.

O guia do CDC de 2016 pretendia impedir que mais americanos se viciassem em medicamentos prescritos e conter o fluxo de opioides ilícitos como heroína e fentanil. Estabelecia limites para as doses e a duração da prescrição de opioides.

Esses limites são mantidos no texto da diretriz mais recente, mas são excluídos do que é conhecido como “Quadro Três de Recomendações”, um resumo da diretriz que, segundo Scheppke, é a única coisa que a maioria dos médicos lê.

A pesquisa mostrou que as taxas de overdose de opioides eram maiores onde os programas de tratamento com opioides estavam mais amplamente disponíveis.

“Eles não vão ler toda a enorme quantidade de informações contidas no texto, que menciona o fato científico de que doses acima de certo nível têm benefício mínimo e um risco muito maior de overdose e morte”, disse.

“A diretriz de 2016 recomendou aos médicos que prescrever para dor aguda por menos de três dias era geralmente razoável. Raramente, se precisam mais de sete dias”.

Essa advertência direta não aparece nas recomendações do último documento.

Scheppke também discorda da última advertência de que os opioides “apresentam um risco potencial considerável”.

“Não há nada de potencial”, disse, observando que as orientações anteriores afirmavam, fortemente, que o risco existia.

Kolodny disse que desde o início a indústria farmacêutica resistiu às restrições oficiais às prescrições de opioides.

“Em 2016, foi especialmente importante porque o marketing da indústria farmacêutica, disfarçado de educação médica, por muitos anos impulsionou essa noção de que não há limite máximo para as doses de opioides, que podem ser tão altas quanto necessário”, disse Kolodny.

“Esse limite de dose superior no guia de 2016 foi o que mais preocupou a indústria”.

Em 2018, a senadora Claire McCaskill divulgou um relatório detalhando como os fabricantes de opioides gastaram milhões de dólares financiando grupos de fachada, inclusive para se opor à orientação original do CDC. A Purdue Pharma doou US$ 500.000 para a Washington Legal Foundation, que anteriormente defendia a indústria do tabaco, para lançar um processo legal contra eles.

Kolodny afirmou que quando isso não funcionou, a indústria de opioides atacou as orientações do CDC dizendo que estava levando os pacientes ao suicídio porque os médicos privavam os pacientes de opioides e os forçavam a viver com dores excruciantes.

Tanto Scheppke quanto Kolodny contestam essa afirmação, embora reconheçam que existe um problema muito real de pacientes dependentes de opióides em altas doses e que requerem tratamento para a dependência e a síndrome de abstinência.

Kolodny disse que isso levou alguns pacientes com a síndrome de abstinência a cometerem suicídio, mas a indústria farmacêutica usou grupos de fachada para exagerar o número de mortes e atribuí-las à falta de tratamento da dor em uma tentativa de pressionar o CDC a relaxar suas recomendações.

“Este é um assunto muito sério. Mas o que os defensores dos opioides, muitos deles vinculados com a indústria mesmo que o admitam ou não, impulsionaram essa falsa narrativa sobre a epidemia de suicídio, de modo a fabricar uma reação contra a orientação do CDC, confirmou.

“A ideia de que existem pacientes que estão perdendo o acesso a um tratamento eficaz e, portanto, não têm escolha a não ser cometer suicídio porque sofrem muito é uma ilusão. Mas a ideia de que alguém no contexto de uma síndrome de abstinência aguda cometeria suicídio poderia ser real porque é, certamente, insuportável.”

O que é necessário, disse Scheppke, não é enfraquecer as diretrizes de prescrição, mas melhorar o tratamento de pessoas dependentes de opioides.

O CDC foi contatado para fazer comentários.

creado el 22 de Mayo de 2023