Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Recrutamento, Consentimento Informado e Perspectivas do Paciente

Compreensão fragmentada: exploração da prática e o significado do consentimento informado em ensaios clínicos na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

(Fragmented understanding: exploring the practice and meaning of informed consent in clinical trials in Ho Chi Minh City, Vietnam)
Y.H.T Nguyen, T.T Dang, N.B.H. Lam, et al
BMC Med Ethics 24, 3 (2023). https://doi.org/10.1186/s12910-023-00884-2
https://bmcmedethics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12910-023-00884-2#citeas
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(1)

Palavras-chave: compreensão do consentimento informado, verificar se os participantes entenderam o consentimento informado, pesquisa clínica, ética em pesquisa

Resumo
Antecedentes. O processo de obtenção do consentimento informado em ensaios clínicos tem sido extensivamente estudado para fundamentar o processo de desenvolvimento de processos que protejam os participantes na pesquisa e estimulem sua autonomia. No entanto, garantir um processo de consentimento informado significativo continua sendo uma grande preocupação em muitos contextos de pesquisa, devido à complexidade de colocá-lo em prática e porque está entrelaçado com os fatores socioculturais.

Objetivos. Este estudo explorou as práticas e o significado do processo de consentimento informado em dois ensaios clínicos conduzidos pela Unidade de Pesquisa Clínica da Universidade de Oxford em colaboração com o Hospital de Doenças Tropicais da Cidade Ho Chi Minh, Vietnã.

Métodos. Usamos vários métodos de coleta de dados, incluindo observações diretas, entrevistas em profundidade com médicos do estudo e participantes no estudo, revisão de documentos de consentimento informado usados ​​entre 2009 e 2018 e a observação participante com familiares dos pacientes.

Para este estudo foram recrutados sete médicos e vinte e cinco participantes de ensaios clínicos, dos quais cinco médicos e treze participantes nos ensaios completaram entrevistas em profundidade e forma realizadas vinte e duas sessões de observação direta.

Resultados. Utilizamos o conceito de “compreensão fragmentada” para descrever as nuances do entendimento sobre o processo de consentimento e desvendar as razões subjacentes aos diferentes entendimentos.

Conclusões. Nossas descobertas mostram como as práticas de consentimento informado e as diferenças na compreensão das informações do estudo são moldadas pelas características dos participantes e pelo contexto sociocultural em que os testes ocorrem.

creado el 22 de Mayo de 2023