Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Políticas, Regulamentação, Registro e Divulgação de Resultados

Informações sobre estudos confirmatórios de medicamentos que receberam aprovação condicional da Health Canada: um estudo transversal

(Information about confirmatory studies required for new drugs conditionally approved by Health Canada: A cross-sectional study)
J. Lexchin
PLoS ONE 2022; 17(10): e0276672
https://doi.org/10.1371/journal.pone.0276672 ((de livre acesso em inglês))
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(1)

Palavras-chave: aprovação acelerada, Health Canada, aprovação condicional, NOC, estudos confirmatórios, atrasos nos estudos confirmatórios, incluir projeto de ensaios na Notificação, melhorar as informações na Notificação

Antecedentes. A Health Canada aprova medicamentos condicionalmente por meio de sua política de Aviso de Conformidade com Condições (NOC/c) (Notice of Compliance with conditions). De acordo com esta política, as Notificações de Qualificação listam estudos confirmatórios que devem ser realizados para confirmar a eficácia do medicamento. Este estudo analisa as informações que influem nas Notificações sobre a metodologia de estudos confirmatórios e a distribuição demográfica dos participantes. Também, compara o tipo de resultados (indiretos ou clínicos) que foram usados ​​para aprovar os medicamentos com os critérios de valoração propostos para os estudos confirmatórios.

Métodos. Uma lista de medicamentos aprovados foi obtida por meio da política NOC/c e as respectivas Notificações de duas publicações anteriores, bem como do site NOC/c da Health Canada. Os dados demográficos dos pacientes e a metodologia dos estudos confirmatórios descritos nas Notificações foram registrados e contabilizados. O resultado primário usado para aprovar os novos medicamentos foi obtido nos Resumos (Summary Basis of Decision) em que se baseou a decisão do site da Health Canada e comparados com os parâmetros listados nas Notificações.

Resultados. Desde o momento em que o primeiro medicamento foi aprovado no programa NOC/c, entre julho de 1998 até 18 de maio de 2022, 78 medicamentos foram aprovados usando um NOC/c. Não foi possível achar a Notificação para três dos medicamentos ou apresentavam muitas rasuras. As 75 Notificações restantes descreviam 154 estudos (mediana de 2 estudos por relatório, intervalo interquartil 1,3). Resultado, randomização e cegamento não puderam ser determinados para nenhum dos estudos em 43 (57,3%) das Notificações, 36 (48,0%) e 42 (56,0%), respectivamente.

Nenhum estudo relatou a distribuição de homens e mulheres, e o número de participantes foi informado em 23 estudos (14,9%). A previsão de conclusão dos estudos estava disponível em 36 (23,4%) de 154 e a informação para identificar os estudos estava presente em 77 (50,0%), ausente em 23 (14,9%) e pouco clara em 26 (16,9%). Resultados substitutos foram usados ​​para aprovar 54 (84,4%) dos 64 medicamentos. Oito estudos (14,8%) confirmatórios para esses 54 medicamentos usaram resultados clínicos, 15 (27,8%) usaram resultados substitutos e 31 (57,4%) eram desconhecidos.

No caso específico dos medicamentos oncológicos, 44 foram aprovados com base em critérios de avaliação indireta e um com resultado clínico. Oito (18,2%) dos 44 medicamentos contra o câncer aprovados com resultados substitutos tiveram estudos confirmatórios que usaram resultados clínicos, 14 (31,8%) usaram critérios substitutos e para 22 (50,0%) os critérios de valoração não puderam ser determinados. O ensaio confirmatório do único medicamento oncológico aprovado com base em um resultado clínico usou um resultado indireto.

Discussão. As Notificações contêm poucas informações sobre a metodologia e os dados demográficos dos pacientes que terão que participar dos estudos confirmatórios. Os estudos confirmatórios para validar a eficácia de medicamentos, inicialmente aprovados usando resultados indiretos, continuaram usando critérios de valoração indiretos em um terço das vezes.

A Health Canada deveria desenvolver um modelo que inclua as informações a serem incluídas nas Notificações sobre estudos confirmatórios e reconsiderar o uso de estudos confirmatórios que utilizam resultados substitutos. Todos os dados foram coletados por uma única pessoa, o que pode ter introduzido um viés não intencional.

creado el 22 de Mayo de 2023