Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Comitês de Ética em Pesquisa

Envolver as principais partes interessadas para superar as barreiras para analisar a qualidade e o monitoramento da ética da pesquisa

(Engaging key stakeholders to overcome barriers to studying the quality of research ethics oversight)
E. E. Anderson, E.A. Hurley, K. Serpico et al
Research Ethics, 2023 19(1), 62–77. https://doi.org/10.1177/17470161221138028 (livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(1)

Palavras-chave: CEP, programas de proteção à pesquisa humana, monitoramento de ensaios clínicos, carga de trabalho do CEP, desempenho do CEP, estudar o desempenho do CEP

Resumo
O principal objetivo dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) é proteger os direitos e o bem-estar dos participantes de pesquisas envolvendo seres humanos. Dimensionar e avaliar até que ponto os CEP atendem a esse propósito e outros objetivos importantes são questões em aberto que requerem uma pesquisa empírica. A pesquisa precisa ser feita nos CEP e nos Programas de Proteção em Pesquisa Humana (PPISH) dos quais fazem parte, frequentemente, a fim de informar práticas, políticas e estratégias baseadas em evidências e melhorar a qualidade dos mecanismos de proteção de pesquisas envolvendo seres humanos.

No entanto, até o momento, a participação das PPISH e CEP em pesquisas empíricas relacionadas às suas próprias atividades e atuação têm sido limitadas. Para promover o compromisso das PPISH e dos CEP para realizar pesquisas auto reflexivas sobre sua qualidade e eficácia, as barreiras à sua participação devem ser abordadas. Entre elas se incluem: grandes cargas de trabalho, sistemas limitados de tecnologia da informação e poucos indicadores universalmente aceitos ou consistentemente medidos da qualidade e eficácia de seu trabalho.

Além disso, os líderes institucionais podem estar preocupados com a confidencialidade. Faltam normas profissionais sobre o valor da participação neste tipo de pesquisa. Finalmente, a obtenção de financiamento externo para pesquisas sobre CEP e PPISH é um desafio.

Como um grupo de profissionais e pesquisadores da PPISH que participam ativamente de um consórcio de pesquisa focado na qualidade e eficácia das CEP, identificamos possíveis estratégias para apoiar e incentivar a participação das CEP na pesquisa sobre sua qualidade e eficácia. Sustentamos que esta pesquisa deve ser baseada nos princípios fundamentais da pesquisa participativa do paciente e da comunidade, na qual os membros e as principais partes interessadas da comunidade a ser estudada são incluídos como informantes e membros da equipe de pesquisa.

Isso garante que as perguntas relevantes sejam feitas e que os dados sejam interpretados de forma a tornar as recomendações mais significativas. Portanto, oferecemos várias maneiras de aumentar a participação dos profissionais do PPISH na pesquisa, como participantes, como informantes e como pesquisadores.

creado el 22 de Mayo de 2023