Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Ensaios Clínicos, Ética e Integridade da Ciência

Indicadores de práticas de pesquisas questionáveis foram detectados em 163.129 estudos randomizados

(Indicators of questionable research practices were identified in 163,129 randomized controlled trials)
J.A. Damen, P. Heus, H.J. Lamberink, et al
J Clin Epidemiol. 2022;154:23-32. doi: 10.1016/j.jclinepi.2022.11.020
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435622003079 (acesso gratuito em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2023; 1(1)

Palavras-chave: integridade da ciência, medicina baseada em evidências, ECR, critérios de valoração, viés de pesquisa, CONSORT

Resumo
Objetivos: Explorar a presença de indicadores das seguintes práticas de pesquisa questionáveis ​​em ensaios clínicos randomizados (ECR): (1) risco de viés em quatro domínios (geração de sequência aleatória, ocultação de alocação, ocultação de participantes e pessoal e ocultação de avaliação de resultados) ; (2) mudanças nas medidas de resultados primários que foram mencionadas nos registros de inscrição no estudo (indicador substituto de viés na seleção dos dados sendo relatados); (3) relação entre o tamanho da amostra alcançado e o esperado; e (4) discrepância estatística.

Desenho e configuração do estudo: Os textos completos de todos os ECR em humanos publicados no PubMed, durante o período de 1996-2017, foram automaticamente identificados e os dados coletados automaticamente. Indicadores de possíveis práticas de pesquisa questionáveis incluíam características específicas do autor, da publicação e da revista. Modelos de regressão beta, logística e linear foram usados para identificar associações entre esses indicadores potenciais e as práticas de pesquisa questionáveis.

Resultados: Foram incluídas163.129 publicações de ECR. A probabilidade média de viés avaliada usando o software Robot Reviewer variou de 43% a 63% para os quatro domínios de risco de viés. As variáveis que foram consistentemente associadas a um menor risco de práticas de pesquisa questionáveis foram: ano mais recente de publicação, ensaio clínico registrado, menção à lista de verificação dos Padrões Consolidados de Relato de Ensaios e periódico com maior fator de impacto.

Conclusões: Esta análise abrangente oferece uma visão geral dos indicadores de práticas de pesquisa questionáveis. Os pesquisadores devem estar cientes de que certas características da equipe de autores e da publicação estão associadas a um maior risco de práticas de pesquisa questionáveis.

Principais descobertas

  • Em uma amostra de 163.129 publicações de estudos randomizados, descobrimos que o ano de publicação mais recente em que o estudo foi registrado, a menção da lista de verificação dos Consolidated Standards of Reporting Trials e o fator de impacto da revista fossem maiores, estavam consistentemente associados a um menor risco de práticas de pesquisa questionáveis.

O que acrescenta ao que já era conhecido?

  • Validamos associações previamente identificadas entre indicadores e práticas de pesquisa questionáveis e exploramos novos indicadores.

Que implicações tem?

  • Nossos resultados podem informar estratégias futuras para identificar os estudos randomizados com alto risco de terem usado práticas de pesquisa questionáveis.

O que deve mudar agora?

  • Editores, revisores e leitores devem estar cientes de que certas características da equipe de autoria, revista e publicação podem estar associadas a práticas de pesquisa questionáveis.
creado el 22 de Mayo de 2023