Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Ensaios Clínicos, Ética e Integridade Científica

Preocupação pela integridade científica de vários artigos de cardiologia

Salud y Fármacos
Boletim Fármacos: Ética 2023; 1(1)

Palavras-chave: medicina baseada em evidências, fraude em pesquisa, revistas científicas e fraude em pesquisa, associações profissionais e integridade científica, conflitos de interesse em revistas médicas

De acordo com a Reuters [1], o Escritório de Integridade de Pesquisa dos EUA (ORI), que supervisiona a má conduta em pesquisas financiadas pelo governo federal, pediu à Universidade de Temple, com sede na Filadélfia, que investigasse as publicações de uma de suas equipes de pesquisa. A pesquisa da universidade envolve 15 artigos publicados entre 2008 e 2020. Nove dos estudos foram supervisionados por Abdel Karim Sabri, professor do Centro de Investigação Cardiovascular de Temple. Seu colega Steven Houser, reitor associado de pesquisa na Temple e ex-presidente da Associação Americana do Coração, está listado como autor de cinco estudos supervisionados por Sabri. Houser também esteve envolvido em quatro outros trabalhos examinados.

Como resultado dessa investigação, Houser entrou com uma ação contra a universidade e seu advogado diz que tudo o que Houser fez foi revisar e editar parte do texto dos estudos supervisionados por Sabri, mas não analisou os dados.

Três revistas médicas estão analisando os artigos publicados por esses mesmos pesquisadores por uma possível manipulação de dados. O Journal of Molecular and Cellular Cardiology e o Journal of Biological Chemistry estão investigando cinco artigos e o Journal of the American College of Cardiology (JACC) retirou um artigo dos mesmos autores, em setembro, por manipulação de dados. O artigo retratado havia concluído que o anticoagulante Xarelto poderia ter um efeito curativo nos corações.

“A Elsevier, proprietária do Journal of Molecular and Cellular Cardiology e editora dos outras duas revistas, está comprometida em preservar a integridade da literatura acadêmica em nome das sociedades médicas.”

Cinco dos artigos sinalizados pelo ORI foram publicados nos periódicos da AHA Circulation, Circulation: Heart Failure and Circulation Research para as quais Houser é Editor Consultivo Sênior. Nenhuma dessas revistas está investigando esses artigos.

A AHA disse que nem a agência dos EUA nem a Temple a notificaram de sua investigação e não considera que deva seguir investigando. A AHA observou que havia corrigido os dados em um artigo a pedido dos autores. “A Associação Americana de Cardiologia não é um órgão ou agência reguladora”, disse a AHA em comunicado enviado à Reuters.

A revista JACC disse ao se retratar da investigação sobre o Xarelto que havia iniciado sua investigação após receber uma reclamação de um leitor. Em resposta, os pesquisadores retiraram algumas imagens do artigo que havia sido supervisionado por Sabri e no qual Houser foi listado como o autor. No entanto, a revista afirma que a correção levantou mais questões, levando-os a contratar um especialista externo e anônimo para analisá-la. Segundo a nota de retratação, a avaliação do especialista encontrou indícios de manipulação em sete imagens de uma técnica conhecida como Western blot, que determina as concentrações de uma proteína específica em células ou tecidos em diferentes condições experimentais. Consequentemente, a revista observou que seu comitê de ética tinha votado pela retirada do artigo.

Uma investigação da Reuters publicada em junho revelou que o NIH gastou centenas de milhões de dólares em pesquisas com células-tronco cardíacas, apesar das alegações de fraude contra vários cientistas importantes na área. De acordo com meia dúzia de especialistas em pesquisa, entrevistados pela Reuters, a pesquisa de Temple revela uma falta de consenso na comunidade científica sobre como as preocupações sobre a integridade das publicações devem ser comunicadas para evitar que uma ciência potencialmente ruim influencie os futuros trabalhos e o financiamento.

A Temple não notificou às revistas médicas de que estava conduzindo uma investigação a pedido da agência do governo dos EUA, disseram as revistas à Reuters. Eles disseram que começaram suas investigações de forma independente. A universidade também não notificou o fabricante do Xarelto, mesmo quando o artigo da revista JACC foi retirado, embora dois funcionários da Johnson & Johnson (produtora do Xarelto) tenham sido listados como coautores do artigo.

Em algumas investigações de má conduta, as universidades notificaram às revistas científicas de que uma investigação estava em andamento. Isso permitiu que as revistas publicassem uma “expressão de preocupação” sobre os estudos específicos, indicando aos leitores que poderia haver motivos para questionar os resultados. Se for descoberto que os dados foram adulterados, espera-se que as revistas retirem o artigo.

Houser recebeu quase US$ 40 milhões em financiamento dos NIH e Sabri quase US$ 10 milhões desde o ano 2000, de acordo com uma análise da Reuters sobre os subsídios do NIH.

creado el 11 de Mayo de 2023