Hoje, o Escritório de Políticas de Ciência e Tecnologia da Casa Branca (OSTP) divulgou uma nova estrutura para proteger a integridade científica [1], que melhorará o uso da ciência pelas agências do governo federal. Essa estrutura protegerá os cientistas, mas também a saúde pública e garantirá que a nação receba as melhores informações científicas do governo federal, de acordo com a Union of Concerned Scientists (UCS).
Abaixo está uma declaração do Dr. Jacob Carter, diretor de pesquisa do UCS Center for Science and Democracy:
“Essa estrutura é uma política de referência que a história não esquecerá. A nova estrutura reflete décadas de trabalho do Center for Science and Democracy e de muitos outros que defenderam uma maior integridade científica [2]. Como ex-cientista federal, sei que não é possível fazer o seu melhor trabalho se você tiver um medo real de se tornar um alvo político ou de ter seu trabalho escondido, manipulado ou ignorado. A nova estrutura envia uma forte mensagem a todos que realizam trabalhos científicos e também aos representantes políticos e funcionários públicos que supervisionam essas agências.
O trabalho dos cientistas federais afeta a todos nós. Vidas dependem de previsões de condições climáticas extremas, monitoramento de poluição, pesquisa médica e outros empreendimentos científicos. É por isso que precisamos poder confiar que estamos obtendo a melhor ciência disponível baseada em evidências, fundamentada no interesse público e não nos estreitos interesses ideológicos ou comerciais dos mais poderosos. É por isso que precisamos de padrões claros e aplicáveis de integridade científica, como os da nova estrutura que está sendo apresentada hoje.
Essa é uma estrutura muito sólida, mas o impacto real dependerá de como ela será implementada. Todas as agências agora têm a responsabilidade de garantir que sua equipe de especialistas conheça seus direitos e que os representantes políticos saibam que esses padrões serão levados a sério e que, se os violarem, serão responsabilizados. E por mais importantes que sejam esses compromissos do governo, também precisamos que o Congresso aja e aprove um projeto de lei de integridade científica que codifique essas proteções em lei, para que elas não sejam perdidas em presidências futuras. Nossa saúde e segurança dependem disso.
Referências