Em 2024, um estudo utilizando bancos de dados suecos examinou os riscos cardiovasculares da combinação de um nitrato com um inibidor da fosfodiesterase tipo 5: sildenafil (Viagra° ou outras marcas), tadalafil (Cialis° ou outras marcas) ou vardenafil (Levitra° ou outras marcas) [1].
O estudo incluiu homens que sofreram um infarto do miocárdio ou foram submetidos a um procedimento de revascularização coronária entre 2006 e 2013. 61 487 homens que tomavam nitrato foram selecionados para o estudo, 5710 dos quais também tomavam um inibidor da fosfodiesterase tipo 5. A duração média do acompanhamento foi de 5,9 anos. 24.572 homens morreram durante esse período de acompanhamento [1].
Após o ajuste para idade, várias condições prévias e tratamento com medicamentos cardiovasculares, a mortalidade por todas as causas foi maior em pacientes que tomavam um inibidor da fosfodiesterase tipo 5 além de um nitrato, com uma razão de risco (HR) de 1,4 (intervalo de confiança de 95% [IC95%] 1,3-1,5). O risco de eventos cardiovasculares adversos graves também foi maior nos pacientes que tomavam a combinação em comparação com aqueles que tomavam apenas nitratos (HR 1,7; IC95% 1,6- 1,8) [1].
De acordo com o resumo das características do produto (RCPs) para medicamentos que contêm sildenafil, o uso concomitante de um nitrato é contraindicado porque potencializa seus efeitos vasodilatadores, o que pode causar quedas repentinas na pressão arterial e eventos cardiovasculares. Este estudo sueco mostra que tais combinações provavelmente têm consequências clínicas importantes para alguns pacientes [2,3].
NA PRÁTICA Os homens que tomam nitratos, incluindo nicorandil (Ikorel° e outras marcas), devem ser informados dos riscos que correm se também tomarem um inibidor da fosfodiesterase tipo 5 para a disfunção erétil ou hiperplasia benigna da próstata. Este risco de interação também se aplica a homens e mulheres que tomam um inibidor da fosfodiesterase tipo 5 para a hipertensão pulmonar.
Referências