Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Ensaios Clínicos e Ética

Uma revisão de escopo da literatura contendo casos de ética e integridade em pesquisa

(A scoping review of the literature featuring research ethics and research integrity cases)
Armond ACV, Gordijn B, Lewis J. et al
BMC Med Ethics 2021; 22:50 https://doi.org/10.1186/s12910-021-00620-8
https://bmcmedethics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12910-021-00620-8 (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2024; 2(1)

Tags: má conduta em pesquisa, integridade científica, pesquisa antiética, ética em pesquisa, fraude em pesquisa, falsificação de resultados de pesquisa, pesquisa antiética, integridade em pesquisa, ética em pesquisa

Antecedentes: As áreas da Ética em Pesquisa (EP) e Integridade em Pesquisa (IP) estão evoluindo rapidamente. Casos de má conduta em pesquisa, outras transgressões relacionadas à EP e à IP e comportamentos eticamente questionáveis têm sido publicados com frequência. O objetivo desta revisão de escopo foi de reunir casos de EP e IP, analisar suas principais características e examinar como esses casos estão representados na literatura científica.

Métodos. A pesquisa incluiu casos que envolviam violação ou mau comportamento, julgamento inadequado ou prática de pesquisa prejudicial em relação a uma estrutura normativa. Foi realizada uma pesquisa nos websites PubMed, Web of Science, SCOPUS, JSTOR, Ovid e Science Direct em março de 2018, sem restrição de idioma ou data de publicação. Os dados relacionados aos artigos e aos casos foram extraídos das descrições dos casos.

Resultados. Foram identificados um total de 14.719 registros, e 388 itens foram incluídos na síntese qualitativa. Os artigos continham 500 descrições de casos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 238 casos foram incluídos na análise. De acordo com a análise dos casos, a fabricação e a falsificação foram as violações identificadas com maior frequência (44,9%). A não adesão às leis e normas pertinentes, como a falta de consentimento informado e aprovação de CEPs foi a segunda violação marcada com maior frequência (15,7%), seguida por questões de segurança do paciente (11,1%) e plágio (6,9%). 80,8% dos casos vieram da área de Ciências Médicas e da Saúde, 11,5% de Ciências Naturais, 4,3% de Ciências Sociais, 2,1% de Engenharia e Tecnologia e 1,3% de Ciências Humanas. A retratação do artigo foi a sanção mais prevalente (45,4%), seguida pela exclusão dos pedidos de financiamento (35,5%).

Conclusões. As descrições de casos encontradas em publicações acadêmicas são dominadas por discussões sobre casos em destaque e são publicadas principalmente na seção de notícias de publicações. Nossos resultados mostram que há uma super-representação de casos de pesquisa biomédica em relação a outros campos científicos quando comparados à sua proporção em publicações científicas. Os casos envolvem principalmente questões de fabricação, falsificação e segurança do paciente. Esta descoberta pode ter grande impacto sobre a incidência de comportamentos inadequados em publicações acadêmicas. A predominância de casos de fabricação e falsificação pode desviar a atenção da comunidade acadêmica de outras violações relevantes, porém menos visíveis, assim como de outras formas de comportamento inadequado que surgiram recentemente.

creado el 24 de Enero de 2024