Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Integridade Científica

Reduzir as pegadas de retratação sintetizando as evidências: maneiras de minimizar citações inadequadas e o uso de dados retratados

(Reducing the residue of retractions in evidence synthesis: ways to minimise inappropriate citation and use of retracted data)
Bakker C, Boughton S, Faggion CM, et al
BMJ Evidence-Based Medicine 18 July 2023. doi: 10.1136/bmjebm-2022-111921
https://ebm.bmj.com/content/ebmed/early/2023/07/24/bmjebm-2022-111921.full.pdf (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos; publicado em Boletim Fármacos: Ética 2024; 2(1)

Tags: retratações de artigos publicados, revisões sistemáticas, metanálises, repositórios de artigos retratados, dificuldades em saber se um artigo foi retratado, dificuldades em saber se um artigo foi retratado

Resumo
A inserção de publicações que foram retiradas é um risco na síntese de evidências confiáveis. A retratação é um mecanismo importante para corrigir a literatura e proteger suab integridade. Na literatura médica, a citação contínua de publicações retratadas ocorre por uma série de motivos. Evidências recentes sugerem que revisões sistemáticas e meta-análises muitas vezes citam involuntariamente publicações retratadas que, pelo menos em alguns casos, podem afetar significativamente estimativas quantitativas nas metanálises. Há fortes evidências de que os autores de revisões sistemáticas e meta-análises podem não estar cientes do status de retratação das publicações e as tratam como se não estivessem retratadas.

Esses problemas são difíceis de resolver por vários motivos: identificar publicações retratadas é importante, mas logisticamente desafiador; as publicações podem ser retiradas enquanto uma revisão está em preparação ou no prelo e os problemas com uma publicação também podem ser descobertos após a síntese de evidências ser publicada. Propomos um conjunto de ações concretas que as partes interessadas (por exemplo, cientistas, revisores, editores de periódicos) podem adotar no curto prazo e um conjunto de ações que os financiadores das pesquisas, os sistemas de gerenciamento de citações, banco de dados e mecanismos de busca, podem adotar no longo prazo para limitar o impacto de estudos primários retratados em sínteses de evidências.

creado el 1 de Febrero de 2024