Um comitê de especialistas que assessora o Escritório para a Proteção da Pesquisa em Seres Humanos (OHRP) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) sobre questões éticas e legais relacionadas à pesquisa em saúde (SACHRP, na sigla em inglês) foi dissolvido, de acordo com a STAT [1].
A OHRP supervisiona mais de 13.000 instituições que realizam pesquisas com seres humanos com o apoio do HHS nos EUA e internacionalmente. Além de garantir o cumprimento das regulamentações existentes, a OHRP oferece diretrizes e programas de educação aos Comitês de Ética em Pesquisa.
Era esperado que o SACHRP continuasse operando até outubro de 2026, mas um e-mail notificou seus membros sobre o encerramento de suas atividades a partir de 31 de março de 2025, como parte da primeira onda de demissões em massa de até 10.000 trabalhadores do HHS.
O SACHRP foi formado em 2003 e, ao longo dos anos, tem oferecido assessoria sobre políticas, incluindo processos de consentimento informado mais transparentes, aumento da participação de mulheres grávidas em ensaios clínicos e o uso responsável de dados de saúde anônimos pela inteligência artificial. Também ofereceu diretrizes para a pesquisa de medicamentos e vacinas durante a pandemia de covid-19.
Alguns acreditam que muitos dos cortes drásticos do atual governo Trump terão a infeliz consequência de diminuir a prioridade dada à ética.
Fonte Original