Resumo
O trabalho de Tom Beauchamp está profundamente entrelaçado ao campo da bioética. Neste artigo, homenageamos as contribuições pioneiras do Professor Beauchamp para a ética em pesquisa, com foco em sua obra seminal que articulou os principais princípios éticos que se tornaram centrais para nossa compreensão da produção acadêmica e da prática em ética da pesquisa.
Em seguida, examinamos como o arcabouço analítico do Professor Beauchamp — baseado em princípios morais compartilhados para a ética em pesquisa — pode informar um desafio ético contemporâneo: em que circunstâncias os requisitos de consentimento informado podem ser legitimamente flexibilizados para estudos de pesquisa incorporados ao cuidado clínico?
Utilizamos esse exemplo tanto para ilustrar como a análise conceitual e a especificação moral podem orientar o trabalho de pesquisadores, comitês de ética em pesquisa (IRBs) e outros atores responsáveis por assegurar a condução ética de pesquisas com seres humanos, quanto para destacar onde são necessários avanços conceituais adicionais e orientações práticas mais robustas.