Salud y Fármacos is an international non-profit organization that promotes access and the appropriate use of pharmaceuticals among the Spanish-speaking population.

Conflitos de Interesse

Vínculos do setor de produtos médicos com a liderança executiva das organizações de defesa dos pacientes

(Medical Product Industry Ties to Patient Advocacy Organizations’ Executive Leadership)
Bhat S, Ross JS, Ramachandran R
JAMA Intern Med. 2023;183(10):1164–1166. doi:10.1001/jamainternmed.2023.2842
https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2808240 (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ética 2024; 2 (1)

Tags: conflitos de interesse de grupos de defesa de pacientes, conflitos de interesse financeiros, envolvimento do setor farmacêutico na liderança de organizações de pacientes, organizações de pacientes que defendem os interesses do setor de saúde, confiança nas organizações de pacientes

Introdução
As organizações de defesa dos interesses dos pacientes promovem os interesses dos pacientes por meio da conscientização sobre a doença, da construção de relacionamentos com legisladores e de parcerias com fabricantes de produtos médicos para estimular a pesquisa e o desenvolvimento. No entanto, existe a preocupação de que, além de receberem o apoio financeiro do setor que quase metade dessas organizações aceita, elas também têm ex-funcionários ou funcionários do setor em seus conselhos e em cargos reservados a líderes seniores. Tudo isso pode influenciar as prioridades, o lobby e as recomendações das organizações de defesa dos pacientes. Identificamos as 50 organizações de defesa dos pacientes mais bem remuneradas sediadas nos EUA e analisamos se seus líderes seniores haviam sido ou estavam atualmente empregados no setor farmacêutico e de produtos médicos.

Discussão
Entre as 50 organizações de pacientes mais bem remuneradas sediadas nos EUA, três quartos tinham membros do conselho, funcionários sêniores remunerados ou executivos que tinham vínculos com o setor farmacêutico e de produtos médicos. Esses dados são consistentes com um estudo de 2016 que constatou que pelo menos 39% das 104 maiores organizações de pacientes sediadas nos EUA tinham executivos do setor em seus conselhos. O presente estudo baseia-se nesse trabalho e caracteriza os vínculos além da participação no conselho, incluindo funcionários e executivos de alto nível remunerados.

As limitações do estudo incluem: relato incompleto de informações sobre os membros do conselho, funcionários de alto escalão ou histórico de emprego dos executivos, bem como a possibilidade de omissão de informações nos perfis dos sites, o que limita (e provavelmente subestima) nossa caracterização dos vínculos com o setor. Os vínculos estreitos entre os líderes das associações de pacientes e o setor levantam questões sobre a influência do setor na educação dos pacientes, bem como nas recomendações de políticas e diretrizes de tratamento feitas por essas organizações. Ao representar os pacientes em fóruns de políticas de saúde, as associações de pacientes devem esclarecer suas relações com o setor, tanto financeiramente quanto em termos de liderança, para que seja possível acreditar que são organizações independentes.

Nota da Salud y Fármacos. Uma nota publicada no Medpage [1] acrescenta que, das 50 organizações de pacientes incluídas no estudo, 74% tinham membros da diretoria que tinham vínculos com o setor farmacêutico ou de produtos médicos, e 50% tinham funcionários remunerados ou executivos com tais vínculos. Onze das organizações tinham diretores executivos ou CEOs com vínculos com o setor, e cinco dos diretores executivos ou CEOs das 10 organizações que mais ganhavam tinham vínculos com o setor.

Das 11 organizações de pacientes com diretores executivos ou CEOs vinculados ao setor, quatro desses executivos atuaram simultaneamente em conselhos de empresas farmacêuticas: a American Cancer Society (Genentech), a Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research (Pfizer), o Cancer Research Institute (Coherus Biosciences) e a Foundation Fighting Blindness (Opus Genetics).

creado el 1 de Febrero de 2024