Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Ensaios Clínicos e Ética

Uma revisão de escopo da literatura que apresenta casos de ética e integridade em pesquisa

(A scoping review of the literature featuring research ethics and research integrity cases)
Armond ACV, Gordijn B, Lewis J. et al
BMC Med Ethics 2021; 22:50 https://doi.org/10.1186/s12910-021-00620-8
https://bmcmedethics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12910-021-00620-8 (de livre acesso em inglês)
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Ensaios Clínicos 2024; 2 (1)

Tags: má conduta em pesquisa, integridade científica, pesquisa antiética, ética em pesquisa, fraude em pesquisa, falsificação de resultados de pesquisa, integridade em pesquisa, ética em pesquisa

Histórico. As áreas de Ética em Pesquisa (EP) e Integridade em Pesquisa (IP) estão evoluindo rapidamente. Casos de má conduta em pesquisa, outras transgressões relacionadas à EP e à IP e formas de comportamentos eticamente questionáveis têm sido publicados com frequência. O objetivo desta revisão de escopo foi coletar casos de EP e IP, analisar suas principais características e discutir como esses casos são representados na literatura científica.

Métodos. A pesquisa incluiu casos que envolviam violação ou mau comportamento, julgamento inadequado ou prática de pesquisa prejudicial em relação a uma estrutura normativa. Foi realizada uma pesquisa no PubMed, Web of Science, SCOPUS, JSTOR, Ovid e Science Direct em março de 2018, sem restrição de idioma ou data. Os dados relacionados aos artigos e aos casos foram extraídos das descrições dos casos.

Resultados. Um total de 14.719 registros foi identificado e 388 itens foram incluídos na síntese qualitativa. Os artigos continham 500 descrições de casos. Após aplicar os critérios de elegibilidade, 238 casos foram incluídos na análise. Na análise dos casos, a fabricação e a falsificação foram as violações mais frequentemente identificadas (44,9%). A não adesão às leis e normas pertinentes, como a falta de consentimento informado e aprovação do CEP, foi a segunda violação mais frequentemente marcada (15,7%), seguida por questões de segurança do paciente (11,1%) e plágio (6,9%). 80,8% dos casos foram de Ciências Médicas e da Saúde, 11,5% de Ciências Naturais, 4,3% de Ciências Sociais, 2,1% de Engenharia e Tecnologia e 1,3% de Ciências Humanas. A retratação do artigo foi a sanção mais prevalente (45,4%), seguida pela exclusão dos pedidos de financiamento (35,5%).

Conclusões. As descrições de casos encontradas em revistas acadêmicas são dominadas por discussões sobre casos de destaque e são publicadas principalmente na seção de notícias das revistas. Nossos resultados mostram que há uma grande representação de casos de pesquisa biomédica em relação a outros campos científicos em comparação com sua proporção em publicações científicas. Os casos envolvem principalmente questões de fabricação, falsificação e segurança do paciente. Essa descoberta pode ter um impacto significativo sobre a representação acadêmica de comportamentos inadequados. A predominância de casos de fabricação e falsificação pode desviar a atenção da comunidade acadêmica de violações relevantes, mas menos visíveis, e de formas de comportamento inadequado que surgiram recentemente.

creado el 1 de Febrero de 2024