Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Interações

Interações medicamentosas importantes de o medicamento antifúngico voriconazol

(Important Drug Interactions for the Antifungal Drug Voriconazole)
Worst Pills, Best Pills, maio de 2023
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2024;1(1)

Tags: voriconazol, VFEND, antifúngicos azólicos, prolongamento do intervalo QT, infecção fúngica

Os pacientes que tomam o medicamento antifúngico voriconazol (VFEND), que é comercializado nas formas oral e injetável, devem estar cientes de que ele tem interações clinicamente importantes com muitos outros medicamentos prescritos.

O voriconazol foi inicialmente comercializado nos EUA em 2002 e é aprovado pela Food and Drug Administration para tratar vários tipos de infecções fúngicas graves [1]. Notavelmente, a rotulagem do produto para o voriconazol lista mais de uma dúzia de medicamentos que nunca devem ser tomados concomitantemente (ao mesmo tempo) com o voriconazol porque o risco de interações medicamentosas perigosas é muito grande.

Aumento do risco de anormalidades fatais de ritmo cardíaco [2, 3]
Como alguns outros medicamentos da família dos antifúngicos azólicos, o voriconazol pode causar prolongamento do intervalo QT. O prolongamento do intervalo QT é uma alteração na atividade elétrica do coração que pode levar a um distúrbio fatal do ritmo cardíaco chamado torsades de pointes, que pode causar parada cardíaca e morte súbita.

Diversos medicamentos orais, quando usados concomitantemente com o voriconazol, aumentam ainda mais o risco de prolongamento do intervalo QT (consulte a Tabela 1, abaixo, para obter exemplos). A lista desses medicamentos inclui certos medicamentos para tratar ritmos cardíacos anormais, doença de Alzheimer, infecções bacterianas, depressão, insuficiência cardíaca, infecção por HIV, abstinência de opióides e psicose, entre outras condições.

Na maioria dos casos, esses medicamentos que interagem entre si também causam prolongamento do intervalo QT além daquele causado pelo voriconazol sozinho. Além disso, o voriconazol pode inibir substâncias no fígado chamadas enzimas que metabolizam (quebram ou modificam quimicamente) muitos desses mesmos medicamentos que interagem, aumentando assim os níveis sanguíneos dos medicamentos que interagem e exacerbando ainda mais o risco de prolongamento do intervalo QT.

Para vários desses medicamentos, o risco de prolongamento do intervalo QT e de ritmos cardíacos anormais potencialmente fatais é tão alto que eles não devem ser tomados concomitantemente com o voriconazol.

Outras interações medicamentosas importantes[4, 5]
O voriconazol pode inibir as enzimas hepáticas envolvidas na decomposição de muitos outros medicamentos. Como resultado, o uso concomitante de voriconazol com esses outros medicamentos pode aumentar os níveis sanguíneos dos outros medicamentos para níveis potencialmente tóxicos. A lista desses medicamentos inclui certos medicamentos amplamente usados para tratar gota, colesterol alto, hipertensão, infecções, inflamação, dor, psicose e convulsões, entre outras condições.

Novamente, para muitos desses medicamentos que interagem, o risco de toxicidade é tão grande que eles não devem ser tomados concomitantemente com o voriconazol.

A seguir estão alguns exemplos particularmente notáveis dessas interações medicamentosas.

Bloqueadores dos canais de cálcio
O uso concomitante de voriconazol com certos bloqueadores dos canais de cálcio diidropiridínicos, como anlodipina (KATERZIA, NORLIQVA, NORVASC) e nifedipina (PROCARDIA XL), pode aumentar os níveis sanguíneos desses bloqueadores dos canais de cálcio, aumentando assim o risco de reduções perigosas da pressão arterial e do pulso, bem como de danos aos rins.

Estatinas redutoras de colesterol
O uso concomitante de voriconazol com certos medicamentos à base de estatina, como a lovastatina (ALTOPREV) e a sinvastatina (FLOLIPID, ZOCOR), pode aumentar os níveis sanguíneos destes medicamentos à base de estatina, aumentando assim o risco de miopatia induzida por estatina (lesão muscular). Em casos graves, essa condição pode progredir para rabdomiólise, uma condição de destruição muscular com risco de vida que pode levar à insuficiência renal súbita e à morte. Os pacientes que tomam certos medicamentos à base de estatina e que recebem prescrição de voriconazol podem precisar interromper temporariamente o uso da estatina, tomar uma dose menor de estatina ou mudar para um tratamento diferente para redução do colesterol até a conclusão do tratamento com voriconazol.

Varfarina (JANTOVEN)
O uso concomitante de voriconazol e o anticoagulante varfarina pode aumentar os níveis sanguíneos de varfarina, o que pode aumentar o risco de complicações hemorrágicas. Idealmente, o uso concomitante desses dois medicamentos deve ser evitado. Se esse uso for inevitável, o monitoramento mais frequente dos níveis de varfarina deve ocorrer durante o início e a interrupção do voriconazol.

O que você pode fazer
Se você precisar de tratamento com voriconazol, revise todos os seus outros medicamentos com seu médico para avaliar se há interações medicamentosas potencialmente significativas. Se estiver tomando um medicamento que interage com o voriconazol, você pode ser aconselhado a ajustar a dosagem do medicamento que interage, a monitorar com mais frequência os níveis sanguíneos do medicamento que interage ou a interromper o medicamento que interage, ou seu médico pode aconselhá-lo a tomar um medicamento diferente para sua infecção fúngica. Esteja ciente de que muitos outros medicamentos não listados neste artigo também podem ter interações perigosas com o voriconazol.

Referencias

  1. Pfizer. Label: voriconazole (VFEND). October 2022. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2022/021266s053,021267s063,021630s042lbl.pdf. Accessed March 6, 2023.
  2. IBM Micromedex. Drug interactions. http://www.micromedexsolutions.com/home/dispatch. Search term: “voriconazole.” Accessed March 6, 2023.
  3. Pfizer. Label: voriconazole (VFEND). October 2022. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2022/021266s053,021267s063,021630s042lbl.pdf. Accessed March 6, 2023.
  4. IBM Micromedex. Drug interactions. http://www.micromedexsolutions.com/home/dispatch. Search term: “voriconazole.” Accessed March 6, 2023.
  5. Pfizer. Label: voriconazole (VFEND). October 2022. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2022/021266s053,021267s063,021630s042lbl.pdf. Accessed March 6, 2023.
creado el 15 de Abril de 2024