Una organización internacional sin ánimo de lucro para fomentar el acceso y el uso adecuado de medicamentos entre la población hispano-parlante

Interações

Interações medicamentosas importantes de o medicamento supressor de ácido estomacal Rabeprazol (ACIPHEX)

(Important Drug Interactions for the Stomach-Acid–Suppressing Drug Rabeprazole [ACIPHEX])
Worst Pills, Best Pills, junho de 2023
Traduzido por Salud y Fármacos, publicado em Boletim Fármacos: Farmacovigilância 2024;1(1)

Tags: antivirais, atazanavir, Reyataz, nelfinavir, Viracept, rilpivirina, Kit Cabenuva, Complera, Edurant, Juluca, Odefsey, digoxina, erlotinibe, Tarceva, neratinibe, Nerlynx, sunitinibe, Sutent, Plavix, metotrexato

Os pacientes que tomam o rabeprazol (ACIPHEX), medicamento supressor de ácido estomacal comumente prescrito, devem estar cientes de que ele tem interações clinicamente importantes com muitos outros medicamentos prescritos. O medicamento pertence à família de medicamentos conhecidos como inibidores da bomba de prótons, todos os quais o Public Citizen’s Health Research Group designou como de Uso Limitado.

O rabeprazol é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para tratar vários distúrbios relacionados à acidez estomacal em adultos, incluindo úlceras no estômago e no duodeno (a primeira parte do intestino delgado) e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que causa azia [1]. Também é aprovado pela FDA para o tratamento de curto prazo (até oito semanas) da DRGE sintomática em adolescentes a partir dos 12 anos de idade.

Interação de medicamentos [2, 3]
A tabela abaixo fornece exemplos de medicamentos prescritos que têm interações clinicamente importantes com o rabeprazol. A seguir estão alguns exemplos particularmente notáveis dessas interações medicamentosas.

Medicamentos antivirais
O rabeprazol pode interagir com vários medicamentos antivirais usados para tratar a infecção pelo HIV. Para a maioria desses medicamentos antivirais que interagem – incluindo atazanavir (EVOTAZ, REYATAZ), nelfinavir (VIRACEPT) e rilpivirina (CABENUVA KIT, COMPLERA, EDURANT, JULUCA, ODEFSEY) – o uso concomitante com rabeprazol diminui os níveis sanguíneos do medicamento antiviral, o que pode reduzir a eficácia do medicamento antiviral e promover o desenvolvimento de resistência ao medicamento antiviral do HIV. No caso da rilpivirina, a rotulagem do produto para o rabeprazol adverte que o medicamento nunca deve ser usado concomitantemente com a rilpivirina porque a interação é muito significativa.

Medicamentos contra o câncer
O rabeprazol também pode interagir com vários medicamentos orais contra o câncer, incluindo erlotinibe (TARCEVA), neratinibe (NERLYNX) e sunitinibe (SUTENT). O uso concomitante de rabeprazol com esses medicamentos contra o câncer pode reduzir a absorção desses últimos medicamentos devido à redução da acidez estomacal. Esse uso concomitante pode resultar na diminuição dos níveis sanguíneos dos medicamentos contra o câncer, potencialmente diminuindo sua eficácia no tratamento do câncer.

Clopidogrel
O uso concomitante de rabeprazol com o medicamento antiplaquetário clopidogrel (PLAVIX) – que é usado para prevenir a formação de coágulos e reduzir o risco de um novo ataque cardíaco ou derrame em determinados pacientes, incluindo aqueles que tiveram um ataque cardíaco ou derrame recente – pode interferir nos efeitos antiplaquetários do clopidogrel e, assim, aumentar o risco de um ataque cardíaco ou derrame.

Digoxina
O uso concomitante de rabeprazol com digoxina (LANOXIN) – que é usada para tratar a insuficiência cardíaca e para controlar a frequência cardíaca em pacientes com fibrilação atrial (um ritmo cardíaco anormal comum caracterizado por batimentos cardíacos irregulares e frequentemente rápidos) – pode resultar em níveis sanguíneos aumentados e potencialmente tóxicos de digoxina. Os sintomas comuns da toxicidade da digoxina são perda de apetite, náusea, vômito e fadiga. A toxicidade da digoxina também pode levar a ritmos cardíacos anormais. Se o uso concomitante de rabeprazol com digoxina for inevitável, deve haver um monitoramento mais frequente dos níveis de digoxina no sangue, especialmente durante o início e a descontinuação do rabeprazol.

Metotrexato
O uso concomitante de inibidores da bomba de prótons, como o rabeprazol, com metotrexato (JYLAMVO, OTREXUP, RASUVO, REDITREX, TREXALL, XATMEP) – que é usado para tratar doenças autoimunes, artrite reumatoide, psoríase e vários tipos de câncer – pode aumentar o metotrexato no sangue para níveis tóxicos. É mais provável que essa interação ocorra quando o metotrexato é administrado em altas doses.

A toxicidade do metotrexato pode causar uma ampla gama de efeitos adversos graves e com risco de morte, incluindo

  • anemia (baixos níveis de glóbulos vermelhos);
  • baixos níveis de glóbulos brancos, que podem levar a infecções graves;
  • danos ao fígado; e
  • insuficiência renal [4].

Os sintomas de toxicidade do metotrexato podem incluir fadiga, calafrios, febre, tontura, feridas na boca, náuseas, vômitos, diarreia, hematomas fáceis e perda de cabelo.

Varfarina
O uso concomitante de rabeprazol com o anticoagulante oral (diluente do sangue) varfarina (JANTOVEN) pode aumentar os níveis sanguíneos de varfarina, aumentando o risco de complicações hemorrágicas. Os pacientes que tomam varfarina devem ser submetidos a um monitoramento mais frequente dos níveis de varfarina durante o tratamento com rabeprazol e inicialmente após a interrupção desse inibidor da bomba de prótons.

O que você pode fazer
Se precisar de tratamento com rabeprazol, revise todos os seus outros medicamentos com seu médico para avaliar o risco de interações medicamentosas potencialmente significativas. Se estiver tomando certos medicamentos que interagem com o rabeprazol, talvez seja necessário ajustar a dosagem do medicamento que interage ou submeter-se a um monitoramento mais frequente dos níveis sanguíneos do medicamento que interage, ou seu médico pode aconselhá-lo a tomar um medicamento diferente para sua condição de acidez estomacal. Esteja ciente de que outros medicamentos não listados neste artigo também podem ter interações perigosas com o rabeprazol.

Referencias

  1. Woodward Pharma Services LLC. Label: rabeprazole (ACEPHEX). March 2022. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2022/020973s042lbl.pdf. Accessed April 5, 2023.
  2. IBM Micromedex. Drug interactions. http://www.micromedexsolutions.com/home/dispatch. Search term: “rabeprazole.” Accessed April 5, 2023.
  3. Woodward Pharma Services LLC. Label: rabeprazole (ACEPHEX). March 2022. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2022/020973s042lbl.pdf. Accessed April 5, 2023.
  4. Lukare Medical, LLC. Label: methotrexate oral solution (JYLAMVO). November 2022. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2022/212479s000lbl.pdf. Accessed April 5, 2023.
creado el 15 de Abril de 2024